Por que você guarda coisas de relacionamentos passados?

– Por que fazem parte da minha história.

– Sim, mas acha justo com a pessoa com quem você está agora manter cartas, recadinhos, coisas que fizeram parte de outros namoros?

Silêncio.

– Por que essas coisas são importantes pra você? Que tipo de apego você tem a esses objetos?

– Eles fazem parte da minha história, já disse.

– Ok. Mas o fato de não conseguir se livrar dessas coisas não sugere um certo saudosismo? Uma vontade de manter algo que você já não tem? O que te prende a eles?

Silêncio.

Lembrei desse diálogo dias atrás.

Tem muita gente que guarda coisas que fizeram parte de relacionamentos passados. No email, ficam mensagens; em gavetas, bilhetes, cartas… Alguns têm até locais específicos para manter um arquivo do passado.

Particularmente, não gosto disso. Já carregamos no coração e no corpo marcas do passado. Uma garota não vai esquecer com quem se relacionou pela primeira vez. Talvez até lembre da data em que perdeu a virgindade. Certamente, vai recordar detalhes daquele dia. E por toda vida.

Encontros, passeios, viagens… presentes especiais. Tudo isso faz parte da nossa memória. Não dá para apagar. Entretanto, por que manter objetos desses relacionamentos?

O que a gente carrega na memória faz parte de nós. Não precisamos de outros elementos para nos fazer viajar por relacionamentos passados. Guardar coisas do passado sugere que o passado não está resolvido. É uma espécie de apego a algo que já se perdeu, que ficou lá trás. E não é justo, inclusive, com o presente.

É natural do ser humano prender-se a coisas. Mas relacionamentos só prosperam quando estão livres do passado. E os objetos evidenciam o óbvio: as feridas não estão curadas.

Qual a razão para ter uma cartinha do ex? Qual o motivo para ter tanto carinho pelo papel de presente que serviu para embalar aquele anel que você não deixa ninguém tocar?

Sabe, não acho que seja necessário, ao fim de um relacionamento, jogar presentes fora, descartar ou devolver tudo que tenha ganhado ao longo de meses ou anos. Mas, quando um novo amor acontece, esses objetos não devem fazer mais sentido. Resistir livrar-se de um bilhetinho, de uma fotografia é sintoma do desejo de manter alguma coisa do que já foi vivido. E, isso não é justo com a pessoa com quem se está agora.

Convenhamos, quem fica feliz de saber que o namorado – ou a namorada – se debruça sobre a carta de um ex e fica recordando coisas que viveram?

E tem mais um detalhe, objetos nos remetem às lembranças. Ajuda a reavivá-las. Ou mantê-las. Quando deixamos apenas por conta do nosso cérebro, muita coisa se apaga – vai pro inconsciente e fica guardado ali. Mas os objetos materiais servem de estímulo à memória.

Quem já não lembrou de algum fato passado por sentir um cheiro, ouvir uma música, encontrar um presente que ganhou há muitos anos?

Por isso, mais que limpar as gavetas da alma, de vez em quando também é necessário ter ações práticas: deixar os armários, gavetas, caixinhas livres para receber apenas as expressões de carinhos de um novo amor. Faz bem ao coração. Liberta. E abre as portas para o futuro.

Anúncios

31 comentários em “Por que você guarda coisas de relacionamentos passados?

  1. Meu Deus como é dificiel, quase que impossivel para mim que vivi 5 anos com uma pessoa que amava mto e que iamos casar, e que hoje fazem alguns meses que nao temos mais nenhum contato. A saudade bate, o coração doi, nao é nada facil. E para piorar o meu coração permanece vazio sem ninguem para preencher aquele lugarzinho. Tendo preencher de coisas boas, mais quer saber a verdade nao consigo!! Lamento mais acho que só Deus e o tempo para me ajudar.

  2. Não vejo desta forma. Eu guardo porque realmente fez parte da minha vida, assim como guardaria todos os registros do namoro atual se um dia vier acabar. Guardo cartas, não só de ex-namoro, mas de amigos de infância, da adolescência, da minha mãe. Só tenho 25 anos, mas não confio na minha memória kkkk Lá na frente quem me garante que vou me lembrar de todas as doces palavras das pessoas que me foram tão importantes, mas que agora não faz mas parte do meu dia-a-dia. A justificativa para eu guardar fotos e cartas – seja de ex ou de amigos – é a mesma que vc ouviu: fez parte da minha vida, não vejo motivos para me desfazer.

  3. Eu sempre guardei, até pensava o seguinte, quando tiver uma filha vou mostrar a ela. Mas a verdade é que de tempos para cá passei a refletir se me desfazendo dessas cartinhas, ingresso de cinema, zoológico e até duas alianças de compromisso, não seria uma forma de me libertar e me abrir de verdade para algo novo. No meu ultimo relacionamento eu, sem querer, comparava o tempo todo as atitudes do atual com as do ex, que era mais cavalheiro, apaixonado, etc….Acho que se a relação acaba é porque algo ocorreu para tanto, então o que adianta guardar objetos pensando, essa pessoa merece ser lembrada. Isso realmente prova que uma coisa é verdade, tem sim uma pontinha de ligação ainda com o relacionamento que passou, não falo de amor, namoro, etc. Mas fica aquela ideia de que poderíamos ainda ser grandes amigos, sentar juntos e conversar sobre o dia daquele bilhete no planetário. (coisas típicas da cabeça feminina rsrsrs) Sobre ser justo ou não com a pessoa que se estar na atualidade, acho que não tem muito a ver, acho que não é justo consigo mesma se manter ligada a uma pessoa que já não faz mais parte da sua vida, simplesmente esteve por um tempo, ensinou algumas coisas, aprendeu outras, mas acabou nisso. Eu sempre digo, o amor da minha vida é o cara com quem vou me casar, se ainda não me casei, ainda não vivi esse grande amor. Se o cara não casou com você, ainda que tenha chegado próximo ao altar, esqueça! Foi só mais uma história.

  4. Cada um tem seu ponto de vista,ja acho q quando o passado esta ligado ao presente,fica tudo mais dificil,nao importar se foram lembraças boas,se a gente nao desapegar impossivel se feliz

  5. Destruir recordações só porque alguém novo entra na nossa vida é que me parece um absoluto disparate. Eu jamais aceitaria destruir o que quer que fosse pois era só o que faltava alguém querer controlar as minhas ações ou os meus sentimentos. Já agora, se houver filhos de um relacionamento anterior, o que sugere que se lhes faça? Abatem-se a tiro?

  6. meu casamento durou 20 anos, casei com 17 e ele com 18 e, infelizmente com 37 estava me divorciando. Não me desfiz do álbum, acredito q também faz parte da história dos meus filhos, quero q um dia eles mostrem pros meus netos, o álbum de casamento da vovó com o vovô, mesmo q não tenha dado certo prá vida toda, deu certo 20 anos.

  7. Para quem guarda as lembranças é ótimo pq nunca vai esquecer do melhor momento de sua vida, mais vc já pensou como vai se sentir seu atual companheiro ? Eu vou dizer como ele pode se sentir , ele se sente como ele fosse o seu estepe coloco ele por enquanto pq o outro e melhor ou no caso aqui eu não posso me esquecer do outro.E ainda diz para o atual eu ‘te amo” que nada vc pode gostar mais não, amar vc ama o ex pq vc ainda nem esqueceu o ex como vc pode dizer que ama o atual , e vc diz para o atual não eu guardo para mostrar para meus netos kkkkkkkkk é serio nem vc acredita nisso, e nem quem ouve. Eu ficaria muito magoada e triste com isso , pq não fácil vc saber que a pessoa que vc dedica sua vida não consegui esquecer o ex , e ainda se sente ofendido quando fala isso é como se ele apunhalasse o su coração.

    1. A melhor resposta de todas!!! Ninguém esta aqui para se sentir o segundo plano, o estepe …. isso machuca muito o coração.
      Para recomeçar é preciso esquecer, esquecer para mim é se livrar de tudo que possa te remeter ao passado….

  8. Acho que meu comentário vai ficar perdido em um post antigo, mas preciso desabafar, mesmo que ninguém me escute.
    Estou para fazer seis meses em um relacionamento. Tudo foi muito rápido, o início do namoro, primeira noite juntos… Acontece que ja há um tempinho, e vejam só até mesmo já falando sobre casamento e filhos, me vem a descoberta que ele ainda guarda o álbum do casamento anterior e ainda, descobri por acaso, que até as fotos da lua de mel. E quando pergunto porque ainda mantém aquilo, só recebo : Pra que guardar? Não faz sentido para mim…
    Mas em nenhum momento me responde ou da o mínimo sinal que vai se livrar. Ai, para mim so resta a duvida : O que mais ele tem guardado? E se for um sentimento?
    Sério, estar do outro lado é cruel. Dói saber que tem algo do passado que ainda mexe com ele.
    Mas a minha pergunta é, será exagero terminar por isso?

    1. É porque você é muito insegura! Não seja assim. Fotos são fotos e não significa que haja amor por pessoa do passado, mas apenas uma recordação e carinho de momentos da vida!

    2. Quem esquece joga fora, rasga… Será que ainda não tem as alianças? Já passei por isso o fim não foi feliz, acredito que ainda exista algo, estão juntos a pouco tempo melhor ir devagar para não se magoar…

    3. Talvez ninguém leia meu comentário. Mas passei por isso ontem. Então é um desabafo. Namoro à um ano com um homem que diz me amar muito e que quer ficar comigo para o resto da vida. Mas ontem olhando seu computador achei uma pasta só com fotos dele com a ex, se beijando e aparentemente muito felizes. O que eu não entendo é que ele diz ter nojo dela, e que ela ja esta num passado muito distante. Mas se recusou a apagar, dizendo que não o tava incomodando. Mas quem esta do outro lado se sente traida. Então para que guardar essas fotos ? Não sei o que fazer, se termino ou se confio quando ele diz que nem lembrava mais dessas fotos e que não tinha nenhum tipo de sentimento por ela ou vontade de voltar para ela.

  9. Eu namorei um garoto por dois meses somente, derrepente ele terminou sem dar motivos esclarescedores … A princípio pensei em deletar todas as fotos,mas após uns dias achei melhor guarda-las pois e parte da minha história com esse garoto …Eu ainda ano mt ele … Ele tb me enviou uma mensagem pedindo para que eu enviasse as nossas fotos para ele guardar de recordação, foi nosso ultimo contato … Enfim estou deletando ele do meu whats definitivamente e não somos mais amigos no face e ainda assim vou bloquear o perfil dele pois não quero ficar sondando a vida dele e tb me faz mt mal ficar vendo a foto de perfil de face e whats … Ele desistiu de mim e me abandonou e não deseja mais estar comigo … Não tem mais o que fazer,mas o levarei sempre no meu coração…

  10. Eu namoro com um guri a 9 meses. E ele tem uma foto com uma guria na cama. Eu achei que ele havia apagado, mas aí eu descobri que nao, só está em uma pasta exclusiva aonde eu não possa ver. Eu tô até agora me perguntando o porquê ele guarda está foto. Eu só sei que estou muito mau por isto. Pra mim se ele guarda é porque ainda não esqueceu 😦

  11. Vou refletir, por que realmente não é fácil de se desfazer dessas lembranças,que são boas e de certa forma ruim. Mas isso é coisa de mulher, sei lá.

  12. Não chegamos a pertencer um ao outro…eram tantos obstaculos,..Desistimos um do outro, mas ele disse q jamais me esqueceria, e que talvez um dia nosso destino se cruzasse novamente. Guardo as lembranças dos pouco momentos q tivemos juntos, e se realmente a vida nos botar de frente, pretendo mostrar tudo q guardei, esperando esse dia chegar. eu era sua kryptonita.
    Confesso que hj tenho uma pessoa maravilhosa em minha vida, mas infelizmente ñ é o mesmo sentimento.

  13. Nao faz nenhum sentido manter objectos do namoro que passo,pra mim isso e uma maneira de se prender ao passado,eu acho tambem que e falta de de consideracao com o atual namoro
    falo isso na primeira pessoa,quando vejo aqueles objectos sinto que ela esta entre nos,que ela e melhor k eu e k esta comigo pork em fim
    sincerament falando isso me encomoda,me irrita que ate posso terminar com o relacionamento

  14. A pessoa que na verdade guarda um objeto , é meu namorado. Estava brincando com ele e sem querer coloquei minha mão em um bolso que ficava na camisa dele, tinha umas moedas só que algo me chamou a atenção, uma aliança. Ele ficou sério e tirou minha mão do local no qual estava, eu fiquei confusa e pedi pra ele me mostrar o que era, mas insisti até que ele tirou e me contou a história desse anel. Que como era tão assediado no trabalho, usava para deixarem ele sossegado, eu não acreditei nem um pouco, isso me chateou… Custa contar a verdade? Por que ainda precisa guardar se é realmente o que estou pensando ? ” era noivo de uma pessoa antes de mim”

  15. Eu namoro há 5 anos e 5 meses, E já algum tempo atrás eu achei uma foto de uma ex na gaveta dele, Eu fiz um rasgo na foto pra saber se ele mexia nela ou não, hoje eu fui ver ele colou a foto , Quer dizer que ele mexe a foto, agora me diz pra que ? E porque ter ? Estou muito chateada peguei a foto e vou devolver ou ele rasga ou ja era tudo.

    1. nossa, que ridiculo. você questionar ele sobre a foto é até valido, mas tomar a iniciativa de rasgar é monstruoso. se fosse comigo, ia rolar treta. se é tão importante pra você que ele nao guarde nenhuma memorabilia pra dar continuidade nesse seu relacionamento, então termina logo. Talvez assim ele se livre do monstro possessivo carente de atenção que você deve ser. Mas a pergunta que fica é, será que ele guardaria alguma coisa que faria lembrar você e os bons momentos que passaram juntos?

  16. FUI CASADO POR 20 ANOS MAS AO TODO VIVI 28 anos COM ESTA PESSOA…NOSSA HISTORIA ENCERROU FAZ 2 ANOS E MEIO.EU GUARDO APENAS AQUILO QUE DE FATO NAO POSSO ME DESFAZER.COMO NAO FOI EU QUEM DECIDIR ACABAR COM ESTA HIOSTORIA, POSSO TER CONTRIBUIDO MAS NAO DECIDI, PODERIA TER SIDO CONSERTADO E TERMINARIAMOS NOSSA HISTORIA JUNTOS MAS NAO DEU.GUARDO POUICO COISA SIM…AQUILO QUE NAO DOI QUANDO VEJO..FOTOS TENHO MAS DIFICILMENTE VEJO, O QUE EU DEI A ELE DE PRESENTE OS CARTOES BILJHETES ETC…ELA RASGOU TUDO E JOGOU FORA NO DIA QUE SAI DE CASA, AI NAO SOBROU MUITYA COISA….PENSO QUE SE PASSOUI, PASSOU..NADA DE APEGAR AO PASSADO..SO SE APEGUE NO QUE FOI BOM..SE DOI JOGHA FORA QUE NAO SERA BOM…E PRA QUE LEMBRAR DE ALGUEM OU QUE VC METEU O PE NA BUNDA OU QUE ESTE ALGUEM LHE METEU O PE NA BUNDA? SEM NEXO NE…NADA VER…GUARDO UMAS FOTOS PRTA MINHA FILHJA VER QUE POR 28 ANOS DEU CERTO…PRA ELA TENTAR NAO ERRAR COMO NOS…NO MAIS NAO GUARDO NADA….TUDO TUDO TUDO ESTA EM MEU CORAÇAO…DESDE QUANDO A CONHECI, ATE O DIA EM QUE FIZ MINHAS MALAS E FUI EMBORA DAQUELA CASA….BEIJOS EM TODOS….43 98254672 ANTONIO

  17. Eu li esses textos pois fiquei pensando no meu ex namorado( quantas coisas que eu passei com ele foi tão maravilhoso e teve momentos ruins e outros bons.mas os presentes que ele me dava era lindos pois meu ex me levava na sorveteria pra gente comemorar o nosso namoro de 1 ano mas pra mim aquele dia foi muito legal.( mas eu guardei tudo isso no meus sonhos e também deixei tudo no passado.( mas nao posso perdoar meu ex namorado nao posso é impossível.:-(

  18. E nas redes sociais, fotos e álbuns com o(a) ex no Facebook pode? Fotos no colo do(a) ex, fotos insinuando beijo, etc.

    Estou passando por isso com a minha namorada. Gosto dela e podemos ter um futuro se nos cuidarmos. Tenho 36 e ela 28. Fizemos 6 meses de namoro e eu só fui ver esses álbuns e fotos há pouco tempo. Ela tem quase mil amigos no Facebook e todos tem acesso às fotos dela com os ex.

    Quando descobri, perguntei se ela poderia guardar essas fotos em um pendrive ou em uma nuvem, para que os amigos dela no Facebook, alguns meus também, não vissem fotos e declarações românticas dela com o ex.

    A resposta dela foi que as fotos eram coisas que ela viveu no passado, que ela não poderia apagar o passado, que quando me conheceu já tinha esse passado, que eu tenho um ciúmes doentio, etc.

    O resultado prático disso: apesar de termos momentos maravilhosos juntos, hora ou outra, e na maioria das vezes sem querer, acabamos voltando a esse assunto, o que esfria a relação.

    Perguntei para ela se quando casassemos e tivéssemos filhos ela iria continuar com os álbuns e fotos românticas com os ex. Ela não conseguiu responder direito.

    Seria natural para os nossos filhos ver no Facebook da mamãe fotos dela dando beijinhos em outro sujeito?

  19. Acho q passado é passado e deve ficar lá, não preciso me recordar de nada do passado pois o q passou pssou e tchau viva io presente e desenhe o futuro. PS: não guardo nada do passado acho isso bobeira

  20. Excelente matéria a respeito do tema. Tenho fotos de ex-namorados mas nunca vejo-as é como livros já lidos mas que estão na estante,fizeram parte da minha história e ponto. Acredito que o problema seja a obsessão por esses objetos, aí sim é preciso repensar…

  21. Quando um relacionamento termina, seja bom ou principalmente ruim, é como uma libertação, de amplos sentidos. E para mim, terminar é ter fim mesmo, deixar de existir. Eu não me prendo a coisas que me fizeram mal, e jamais desejei manter algo guardado. Aquela coisa de não faz sentido de manter. Se o sentimento é indiferente , então , fez parte da sua vida sim ,mas não mais (principalmente se não foi bom ). Mas, as pessoas pensam diferente, e eu realmente não consigo entender o motivo de manter certas coisas… Assim como os sentimentos ruins que nos pesam no coração e alma devemos nos desfazer sim de bens materiais ligadas a lembranças ruins.

  22. Acredito que, para avançarmos na vida ou no amor é preciso se livrar das amarras do passado! Digo (amarras), porque amarra mesmo, rsrss prende… e as vezes você não percebe; mas muitas coisas não acontecem porque não estamos livres para a vida. Então… viva um amor de cada vez, por completo; ínicio, meio e fim… Quando acabar, esteja livre para outro!!! Quer seja bom, ou ruim, passado é passado; o futuro é constituido no presente. Quem perde tempo olhando para trás, não consegue enxergar o que está vivendo, ou, na maioria das vezes, comparando o presente com o passado fica estagnado na vida por não conseguir aceitar o que perdeu e o que tem!

  23. Fala meu amigo, boa tarde

    Minha ex terminou comigo e estou muito mal, fui olha uma foto dela no instagram que é aberto hoje e ela já está saindo com outra pessoa cerca dde 3 meses depois do término e percebi que ela usa uma caneca nossa de uma viagem para campos do jordão. O que devo pensar disso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s