Ciúmes do que não vê

Na distância, o ciúme cria imagens, fantasmas

É horrível estar distante dela. Não saber como está, com quem está, o que está fazendo. Estaria falando com alguém? E como estará vestida? Será que está atraindo os olhares de alguém? Teria alguém a paquerando?

Relacionamentos são mesmo complicados. Estando perto ou distante, nem sempre é possível controlar certos sentimentos. O ciúme é um deles. Às vezes, nem é um ciúme exagerado, possessivo. Mas acaba machucando.

E, pra quem tem, a ausência é uma das situações mais complicadas. Na distância, falta controle. Não há o que fazer. Perde-se a referência. E a mente começa a girar. Cria imagens de todas as formas. Em alguns momentos, até fantasmas.

Enquanto as horas passam, a boca seca, o coração fica acelerado. Aparecem aqueles “tiques nervosos” do tipo mexer os pés sem parar, não conseguir manter-se muito tempo no mesmo lugar, tamborilar os dedos… O corpo transpira. Falta concentração.

O que fazer?

O negócio é mais complicado do que parece.

Costumo brincar que só resta mergulhar nos próprios sentimentos, experimentar a angústia ou enfrentá-la. Não é simples, é claro. Sentimentos assim estão dentro da gente. Não se diz: fique bem, fique em paz. Porém, é preciso entender que não faz bem para o coração. E pode desgastar o relacionamento.

Se fica só com a pessoa, incomoda, mas machuca um só. Se é transformado em cobranças, ligações a cada minuto, causa irritação e mágoa.

Acho sim que vale conversar com o outro. Tentar entender o cenário em que o parceiro ou parceira vai estar. Negociar pequenos comportamentos que desagradam e tentar manter uma certa proximidade, mesmo na distância. Entretanto, a melhor saída ainda amar a si mesmo e desenvolver um relacionamento de confiança, cumplicidade e compromisso mútuo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s