Ana Paula Valadão e os pastores “barrigudos”

Esbarrei hoje com essa notícia:

Cantora gospel diz que ‘pastores barrigudos’ deveriam jejuar mais

Impossível não rir.

A cantora/pastora é Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono. E a declaração dela gerou polêmica. E não é para menos. Afinal, ela sustenta a necessidade de os pastores perderam a barriga e ainda dispara contra as mulheres gordas.

Achei graça – e gostei, confesso – de a declaração ter virado notícia. Embora possa parecer uma fala preconceituosa, penso que líderes religiosos têm o dever de influenciar positivamente as pessoas. Não como fez Silas Malafaia durante a campanha eleitoral.

E apontar pra barriga dos pastores e obesidade das mulheres pode parecer uma atitude agressiva, mas deve ser entendida como um alerta. Pastores, padres, artistas, autoridades etc são referência. Em todos os sentidos. Para o bem e para o mal.

No caso da religião, não se deve apenas apontar o Céu. Ou pregar prosperidade, como fazem alguns. É fundamental discutir saúde, qualidade de vida. E como fazer isso se, para alguns, a barriga mal cabe dentro da camisa?

Algumas igrejas, inclusive, têm orientações específicas sobre saúde. Recomendações sobre o cuidado com a ingestão de alimentos, bebidas, quantidade etc. Os próprios escritos sagrados são bastante específicos sobre a necessidade de moderação à mesa. Salomão chega a dizer que, quando vamos comer na casa de alguém, devemos colocar uma faca atravessada na garganta. A metáfora é clara: coma menos! Controle-se.

Entre os chamados pecados capitais está a gula. O que é isso? O desejo desenfreado de comer. Então, que sentido faz um líder obeso? A Ana Paula até pode ter errado no tom. Mas refletir sobre a necessidade de cuidar do corpo e ter uma atitude para perder o excesso de gordura são boas sugestões.

Anúncios

24 comentários em “Ana Paula Valadão e os pastores “barrigudos”

  1. Gostava mais dela quando começaram, timidamente , ela, o pai e o irmão. Agora é quase uma estrela. Já que prega contra a gula, devia pregar contra a vaidade, o consumismo, a busca pela perfeição. Ela esbanja riqueza, beleza, vaidade.

      1. verdade, sobre dinheiro eles não falam, aliás podiam falar também das vaidades do mundo, batem de carrões pelas ruas de BH, viajam para a Disney não sei quantas vezes ao ano, usam roupas caras, moram só em bairros nobres de BH e por ai vai! queria ser crente assim! rs

    1. Bom, ela esbanja riqueza pq é rica e adquiriu isso com o trabalho dela. Ser rico não é pecado, desde que o trabalho seja honesto e o dinheiro não seja o centro da vida. Ela pode ter exagerado mas é hipocrisia querer que ela viva numa favelinha e ande com um carrinho ano 88 né? Se vc tivesse o dinheiro que ela tem, como viveria?

      1. trabalho? e desde quando viver de shows gospel e dízimos da igreja é viver de trabalho, queria ver acordar as 05:00 bater ponto e trabalhar o dia todo. o meio gospel virou comércio, antes os pastores se dedicavam a vidas, hoje existe é artistas com fã clubes e uma agenda lotada de shows, então tá conseguiu sim muito dinheiro por meio do trabalho para Jesus.

      2. se eu tivesse o dinheiro que ela tem não ia bater com carro importado, ia viver com carro popular, pq não?

      3. Bom, eu não iria… não por ostentar luxo nem nada mas se posso comprar um carro maior e com mais espaço, mais conforto, por que não?
        Humildade não é pobreza e é demonstrada pelo caráter e atitudes e não pela roupa que se veste e nem pelo carro que se anda. Tem muito pobre soberbo e ricos humildes.

      4. A inveja e falar mal dos outros é pecado, ser rico realmente não é, fico com o comentário da irmã…. misericordia… não sejamos como os irmãos de josé… amo a Ana, e glória a Deus que ela tem dinheiro , assim pode estudar e trazer coisas novas para abençoar nossas vidas.

    2. Ela é musicista, o pessoal que trabalha com ela são músicos, isso não é trabalho? Como você acha que é cantar, chegar lá, abrir a boca e pronto? Não, existem ensaios, produção, preparação, pendências a serem resolvidas pra cada ministração… De fato ela não precisa bater ponto às 5h assim como eu tb só bato ponto às 10h e nem por isso dignifica menos o meu trabalho.
      Ruim seria se eles tivessem um caráter duvidoso, roubassem o povo de Deus e vivessem às custas de um povo sofrido e enganado. Mas vivem das vendas dos produtos que produzem à custa de muito empenho. Isso é trabalho sim.
      E não é que o “mundo gospel” virou comércio. Comercializa-se cds e dvds musicais. Acaso deveriam vender de graça o que é produzido com dinheiro? E todo o custo da produção, sairia de onde? Volto a reforçar, desde que o dinheiro seja obtido com o TRABALHO deles não existe nada de errado. Errado é usar de má fé pra obter o dinheiro e ainda rir de quem o doou, como fizeram alguns bispos e pastores em vídeos exibidos na TV.

      1. então ta querida, deixa os músicos gospel virarem artistas, celebridades ficarem ricos, viverem em um mundo de classe alta e depois vim falar que pessoas “obesas” não servem para serem líderes, claro…. e isso fora outras mensagens que eles passam, pois eu frequentava essa igreja dos valadões e me afastei de tanto me sentir a patinha feia e pobre, e hoje sou bem mais feliz longe deles, claro… deles!! porque Jesus nos ama acima de qualquer coisa. quando frequentamos lá e somos pobres sabemos muito bem como nos sentimos com as mensagens que eles passam.

      2. Eu não disse que concordo com o estrelismo, fãs-clubes e afins mas sim que ser músico é uma profissão como outra qualquer.
        E que é natural que as pessoas que têm mais dinheiro acabem tendo carros melhores, casas maiores e que não é isso que define a pessoa mas sim sua atitude em relação a tudo isso.
        Não sei que palavras deles lhe feriram, eu não sou membro de lá e não sei o que se passa no dia-a-dia da igreja. Só falei desse ponto, viver de acordo com o que se ganha, desde que o dinheiro seja honesto (no caso deles até onde eu sei é, não roubam e não usam de má fé contra as pessoas), não é errado. Só isso.

  2. Acompanho o DT desde praticamente o início. Ana Paula Valadão sempre teve falas polêmicas como essa. Acredito que falar a verdade incomoda, principalmente quando ela toca no mais profundo do ser. Não discuto se ela está certa ou errada, acredito que devemos refletir sim, por que, de fato não só os líderes, mas muitas ovelhas estão comendo demais e jejuando menos. Contra fatos não há argumentos (aaa barriga que o diga rsrsrsr)

  3. Quem acompanha a família Valadão sabe que eles vivem em um mundo de riquezas, viajam para a Disney três vezes ao ano, tem personal trainner particular e coisas mais… acho sim que devem influenciar as pessoas para terem saúde e etc, mas não sabem a realidade pobre que muitos ali ouvindo as pregações vivem, é triste .. cada dia fica mais distante a imagem do Jesus que pregou o amor aos pobres e necessitados.

  4. Não gosto dela, e não vejo nada de crente, ou evangélica nela, não seguiria nada do que ela diz pregar, porque na minha opinião ela não tem o dom da palavra, e de forma grosseira mandar nossos pastores jejuarem, duvido que essa pomba-gira já jejuou uma vez sequer. Pessoas que dizem orar muito não oram, e as que dizem jejuar não jejuam, mandam os outros. E desde quando jejum é dieta para perder barriga, ou terapia contra obesidade? … quem precisa perder peso precisa fazer um regime controlado e não passar fome, abster -se de alimentos não seria o caminho ideal já que o metabolismo tende a desacelerar quando ficamos sem alimento. O jejum é nobre, sublime, e espiritual, você o faz para entrar em contato com Deus, e as bençãos chegam pois assim como a oração é uma de nossas armas espirituais.

    1. Maria, que pena que vc não a considera uma mulher de Deus.. vc poderia aprender muito com ela.
      Só acho RIDÍCULO vc a chamar de pomba-gira!!! Isso é ignorância pura!
      A bíblia diz para não julgarmos as pessoas e vc está fazendo isso. E pq vc se sente no direito de duvidar do jejum de alguém??
      CUIDE DO SEU ESPÍRITO E NÃO JULGUE, PORQUE DEUS COBRARÁ ISSO DE VOCÊ!

  5. Acho que nem tudo convém. Ela tem dinheiro para frequentar os melhores médicos, acesso as melhores terapias. Eu sou gorda e sempre lutei contra. Mas até meu médico disse que devo me manter saudável e que quem é gordo vai ter que lutar a vida inteira e mesmo assim vai ser gordo. Saímos do mundo tão machucados pelo preconceito das pessoas e entramos na Igreja para sofrer da mesma forma. Lamentável mesmo. Então todos que tem defeitos devem sofrer pelo padrão de beleza do mundo. Ela devia se envergonhar com aquele marido branquelo e seboso dela.

  6. Pois é Irma Ana Paula vc falaria ou teria esse mesmo parecer anos atras, quando vc parecia mais humilde? Querida Irma O Irmão Tiago nos exorta concernente a “língua” Tg 3: 6-9,10,11 por isso creio que vc precisa considerar as pessoas de um modo geral e não pela aparência! Deus está preocupado com o interior. (Cuidado com a Aranha, o Sapo Bola e o Tamanduá) CD SALOMÃO DO REGGAE!!!!

  7. Concordo que deva haver um esforço contra a obesidade pela saúde e qualidade de vida, ela não falou sobre vaidade. Concordo com vc amado, precisamos vigiar o que comemos e o quanto comemos pq o nosso corpo “sente” tudo isso. E é óbvio que muitos maridos perdem o desejo pela mulher quando ela vira obesa, se o homem não assume isso é hipócrita pq eles são altamente atraídos pelo olhar.
    Como disse a irmã acima, não concordo que o jejum seja prática pra perda de peso, mas que reavaliar a alimentação e cuidar do peso são conselhos preciosos. Alguns continuam lutando pra se manterem saudáveis, outros desistem e metem o pé na jaca. Que sejamos do tipo que lutamos sempre pra manter a saúde em alta.
    Bjs,
    Mi

  8. Pena que alguns leitores se perdem em discussões que não estão em pauta. A riqueza dos Valadão, ostentação… o fato de a Ana ter se tornado celebridade etc não são o foco do post. Estamos falando da falta de cuidados com a saúde… Dos excessos, obesidade, barrigas. É disto. E, nesse sentido, o fato de ter sido a Ana quem trouxe o tema à tona… pouco importa.

    1. obesidade é um assunto importante sim e que precisa de grandes reflexões, hoje temos a como fatores cardíacos a segunda maior causa de mortes no Brasil, e isso está totalmente ligado a hábitos de vida, pressão alta é uma doença silenciosa, muitas vezes sem grandes sintomas, mas que exige do “paciente” uma grande mudança de hábitos de vida, e mudar hábitos de vida é um dos mais complexos trabalhos de um profissional de saúde. Então falar desses assuntos em igrejas é de grande importância sim!! e como pastores que não se preocupam com a sua própria saúde vão falar para os outros se eles são exemplos a serem seguidos? Mas tudo depende da forma que se fala, o assunto que a Ana Paula Valadão trouxe é sim de grande importância, mas foi a forma que foi falado.

  9. A pastora Ana é uma mulher de Deus lavada e remida pelo sangue de Jesus.Sua vida é um exemplo pra uma nação inteira que aliás tem influenciado a mais de 15 anos com excelentes frutos.Seu ministério já resgatou milhares de pessoas e seus projetos sociais,inclusive em outras nações já beneficiaram milhares de vidas.Suas canções,totalmente inspiradas pelo Espírito Santo de Deus são fonte de avivamento e libertação.A biblia diz que o obreiro é digno do seu salário e tem o direito de fazer o que quizer com ele,inclusive viajar ou comprar o carro que quizer!Cada pessoa que compra um cd ou dvd ou ainda participa de uma ministração em seu show,foi ou comprou por livre e espontânia vontade.Se ela acabou magoando algumas pessoas pelo tom usado em seu comentário,já se desculpou.Afinal TODOS nós já cometemos excessos,daí a condená-la por algo que só a Deus cabe julgar seria MUITA HIPOCRISIA.Devemos ter respeito com alguém que Deus levantou em meio a tantos outros.Ela mesmo deu este exemplo quando falou neste comentário sobre obesidade de outros homens e mulheres de Deus e em seguida pediu PERDÃO.Será que se ela não fosse uma pessoa pública teria tanta repercussão… PARABÉNS MICHELLE POR SUA SENSIBILIDADE AO ESPÍRITO SANTO DE DEUS E RESPEITO COM UMA JÓIA DE DEUS.E AFINAL OBESIDADE É UM ASSUNTO QUE PRECISA SIM SER DISCUTIDO E LEVADO A SÉRIO.JESUS TEM A SOLUÇÃO PRA ISSO.DEIXE ELE REVELAR O SEGREDO PRA SER SAUDÁVEL POR DENTRO E POR FORA..Abraço a todos.

  10. que maravilha de blog, que maravilha de comentario, a Ana é rica e se Deus quiser… um dia também serei, irei a Disney e terei um personal, médicos… que mal há nisso? AH! Sou musicista também viu, e trabalhamos muito, compomos, ensaiamos, cuidamos de nossa voz, viajamos… isso não é trabalho? irmãos a irmã falhou, é tudo ao vivo, vcs não falham nunca? Jesus, não conseguem perdoar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s