Meu erro

erroA revista Época tem uma seção curiosa no site. Tem o sugestivo título “Meu erro”. Nesse espaço, pessoas importantes, famosas contam um erro que cometeram na vida.

O desfile de erros é grande. O ator Alexandre Borges diz: “comecei a fumar”. O chef de cozinha Rodrigo Oliveira conta: “levei arroz cozido na mala do avião”. O médico David Uip revela: “entrei numa faculdade recém-criada”. E tem até o Galvão Bueno falando que certa ocasião errou ao anunciar do vencedor de um GP de Fórmula Um.

No entanto, há algo que me chama a atenção. São erros cotidianos. Coisas que não comprometem. Ou, se trazem algum tipo de consequência, geralmente confessá-los não significa uma grande revelação. São micos, histórias de prejuízos, pequenas precipitações ou falhas de julgamentos.

Mas o título da seção segue ali. E fico imaginando quais os verdadeiros erros. Os grandes erros. Aqueles que causaram decepções. Quem sabe, arrependimentos, culpas. Erros fazem parte de nós. Somos humanos; falhamos.

E esses erros… não compartilhamos. Na poesia, parece mais fácil. Na vida real, de alguma forma, poderiam comprometer nossa imagem. Vivemos da imagem que construímos. Admitir fracassos, contar coisas que nos envergonham não nos agrada. Fugimos disso. Por isso, escondemos. É uma atitude de preservação. Portanto, natural.

Entretanto, entendo que pensar em nossos erros seja uma forma de crescimento. Na verdade, será que erros existem? Bom, existir… existem. Porém, podemos ter um olhar diferente para eles. Afinal, o lugar onde estamos, o que somos são construções possibilitadas por acertos e erros. Talvez possamos nos envergonhar de verbalizar nossos fracassos. Mas deveríamos, ao menos, aceitá-los como oportunidades dadas pela vida de nos tornarmos pessoas melhores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s