Conquistas deles, orgulho do professor

O ano acadêmico ainda não terminou. Tem muita coisa pra acontecer ainda. Inclusive, os exames pra moçadinha que, por algum motivo (e existem vários), não conseguiu fechar as notas.

Karen e Dani, responsáveis pela produção da Circular Pocket
Karen e Dani, responsáveis pela produção da Circular Pocket

Porém, uma parte da minha missão está encerrada: meus orientandos concluíram o curso. Entregaram e apresentaram suas monografias. E de maneira digna, concluíram a faculdade de Jornalismo.

Nesta semana, vivi grandes emoções junto com eles. A primeira delas, foi à distância. Minhas “meninas”, a Karen e a Dani lançaram a revista Circular Pocket. Em julho deste ano, a Circular era só um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Mas foram para a banca final empolgadas, com a expectativa não apenas de serem aprovadas. Queriam mais: transformar o projeto em uma revista de verdade.

Lembro que coloquei uma meta pra elas: lançar a revista em setembro. Não deu. Mas nessa sexta-feira, 7 de dezembro, a monografia virou publicação. E uma galera lotou o Tribos Bar para o lançamento.

Não estive lá, mas comemorei muito a realização delas. Meninas, estou orgulhoso de vocês!

Tayenne Carvalho durante a apresentação
Tayenne Carvalho durante a apresentação

Neste semestre, não orientei projetos com trabalhos práticos. Porém, fiquei plenamente realizado com as pesquisas da Tayenne Carvalho e da Aline Yuri. Ambas monografias nasceram de uma atividade de estudos que desenvolvo ainda no segundo ano. Recordo que aceitaram o desafio de produzir, na época, um artigo científico já pensando no TCC. E não desistiram.

Na terça-feira, às 19h, a Tayenne apresentou. Às 20h30, foi a vez da Aline.

A Tayenne é uma daquelas pessoas que não se contenta com o simples. Por isso, quis identificar a relação existente entre a mídia e a transformação de bandidos/criminosos em celebridade. Para isso, estudou o caso do Maníaco do Parque. Foi de tirar o fôlego. Impressionante! Principalmente, por notar que centenas de mulheres escreveram para esse estuprador e homicida. Como entender a cabeça delas?

Aline Yuri mostra a Vip como reprodutora de discurso machista

a Aline escolheu usar um dos métodos que mais gosto: a Análise do Discurso. E partiu para um tema que nasceu nas próprias discussões feitas em sala de aula: como a mídia, por vezes, contribui com o discurso machista e realimenta a posição da mulher como mero objeto de prazer sexual. Foi assim que ela analisou a revista Vip, apontando que a publicação não apenas transforma a mulher em mercadoria, como também ensina os homens a conquistá-las, descartá-las e se firmarem como “predadores”. 

Elas deram show nas apresentações. Mostraram segurança e encheram de orgulho este professor e amigo. Receberam aplausos dos colegas e elogios dos avaliadores. Melhor impossível.

Confesso que já sinto saudade. Saudade das conversas, das orientações e dos “puxões de orelha” – afinal, fazem parte do processo, né? Sempre brinco com meus alunos que não oriento vários trabalhos ao mesmo tempo. Porém, quem se dispõe a pesquisar comigo ganha um chato de presente, daqueles que incomodam bastante, exigem muito. E as meninas me toleram bem. O resultado foi a avaliação de excelência que receberam de todos. Fico feliz por elas. Parabéns, Tay… Parabéns, Aline. Vocês são demais!

Marcelo Henrique propôs um programa de rádio em defesa da cidadania
Marcelo Henrique propôs um programa de rádio em defesa da cidadania

Porém, fechar este post e não falar do Marcelo Henrique seria cometer uma injustiça. Não o orientei. Mas participei da banca dele na segunda-feira, dia 3. O Marcelo é um comunicador nato. Um amigo querido. Alguém que acompanhei durante todo o curso e por quem torci demais. Ele teve como orientadora uma professora jovem e muito competente, a Mariana Lopes – pessoa que admiro demais. E, ao meu lado, para avaliá-lo, a unanimidade Luzia Deliberador. Senti um prazer enorme em estar na banca porque sei que chegar ao final do curso foi uma conquista e tanto para o Marcelo. Ele conseguiu. Caríssimo amigo, parabéns!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s