Natal dos deprimidos

natal
Há um mundo desconhecido lá fora. Esconde-se atrás dos sons da música, do colorido das decorações, dos anúncios nas frentes das lojas… Esconde-se atrás da publicidade, das conversas animadas, dos risos altos… Esse mundo não é visto nos balcões, nas mesas dos restaurantes, nem no caixa do supermercado. Mas está lá. Perto de todos. Porém, falta tempo e disposição pra notar.

O Natal festivo não é festivo pra todos. Não apenas porque morreu alguém,  perdeu o emprego, ou a esposa foi embora. Simplesmente não há clima pra festa. Não há razão pra jingle bell.

Não é falta de religião, de fé… Apenas é assim: uma vida sem encanto por um momento que parece não fazer sentido.

Algumas milhares de pessoas sorriem, participam das comemorações, mas sofrem por dentro. Compram coisas, mas não o prazer de viver. O Natal pra elas não existe. Quer dizer, existe sim. Porém, não como expressão de felicidade. Existe como um tempo que precisa passar logo… Um mês no calendário que deprime, incomoda, faz sofrer, traz lembranças ruins.

Dezembro não é um mês legal pra muita gente. Tem gente que lembra do que não fez, recorda os dramas do ano, as promessas não cumpridas, os projetos não realizados… As perdas, separações, amigos que se foram… Sente falta da família. Ou de um amor de verdade.

As pessoas estão mais sensíveis. Nem todas, porém, por sentirem-se abraçadas, desejadas ou queridas. Atrás do Natal que embala o comércio, movimenta a indústria e enche o caixa das empresas, há o Natal dos deprimidos. Para estes, fevereiro é bem vindo… Quando as festas acabarem e o ano finalmente começar.

Anúncios

6 comentários em “Natal dos deprimidos

  1. Ronaldo, uma vez li aqui no seu espaço um comentário que dizia para relaxar e tentar levar, porque daí passava logo… Ela disse p/ quem não gosta.
    Estou tentando, tá um pouco melhor, mas cara a semana e o dia até o natal ta demorando muuuito. (rsrs)
    Definitivamente eu não gosto.
    Estou numa idade em uma fase maravilhosa, agradeço pela vida a Deus por tudo que tenho e pela saúde, pois sei que o natal nada tem a ver com Deus.
    Meu normal é ter bom humor, brinco muito e sou otimista, então me enerva muito as pessoas entrarem em êxtase em transe p/ logo em seguida ao término de tudo, voltarem a ficar hostis e mal humorada.
    Uma dentre tantas coisas que me incomoda…
    Só escrevo isso aqui, as pessoas juram de pé junto que eu amo o natal (rsrs)
    Precisa ver sou uma atriz a Globo tinha q me contratar. (rsrs)

    Abç e

    “Que além das datas comemorativas e através do sempre que você seja muito feliz”

  2. Finalmente, alguém lembrou daqueles que por qualquer razão não vêm o natal como um período para comemorações.
    Seria muito bom que se fizesse também uma análise mais profunda do assunto, tendo em vista que a maioria daqueles que festejam esse dia o fazem por acreditarem que esta é a data do nascimento do Cristo. A bíblia, supostamente, é para esses a fonte de tal informação. No entanto, também está escrito que no dia em que o Messias nasceu os pastores estavam no campo com as ovelhas, o que seria impossível em dezembro, pois nesta época a neve cobre o lugar. Ou seja, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. É uma festividade de origem pagã mesclada aos costumes “cristãos”.
    Apesar de entender que a intenção do texto é lembrar daqueles que, por qualquer motivo não sentem alegria nessa data, como por exemplo, os que tem que trabalhar, os que perderam alguém na morte, e assim por diante. É bom lembrar daqueles que não guardam o natal por serem cristãos que tomam cuidado em não misturar sua fé ao paganismo e suas origens.

  3. Oi bom dia, gostaria de saber como posso fazer minha de defesa contra a Faculdade onde curso Letras, eu fui impedida de fazer uma prova só porque cheguei 15 minutos atrasada, a professora não aceitou as minhas desculpas, e fiquei sem nota bimestral. obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s