O Cachoeira nos insulta

Rodrigo Nunes/Folhapress
Rodrigo Nunes/Folhapress

O Cachoeira foi flagrado de férias. Lua de mel, na verdade. Ele e a esposa Andressa Mendonça. Condenado a quase 40 anos de prisão, Carlinhos Cachoeira está livre, leve e solto. E num resort maravilhoso na península de Maraú, no sul da Bahia.

Sinceramente, não tinha por que escrever sobre o Cachoeira e a mulher dele. Entretanto, fiquei profundamente incomodado quando vi as fotos do casal. Incomodado não é a palavra. Indignado, acho que define melhor.

O cara é um criminoso, corrupto e corruptor. Bandido mesmo. Está condenado. Mas, por essas coisas que só o dinheiro explica e a Justiça aceita, o tal do Cachoeira está tranquilo na Bahia, curtindo tudo o que seus milhões podem comprar. E acompanhado da atual mulher, a Andressa, com quem casou em dezembro passado.

Ao lado de Andressa, vestida com um biquininho preto, Cachoeira parece insultar o povo brasileiro. É como se o bicheiro estivesse exibindo sua riqueza, a mulher bonita… rindo de nossa cara. Afinal, com ele ninguém pode. Nem a prisão.

Acho que imagens como essas deveriam nos fazer refletir sobre o país que queremos, a Justiça que desejamos. E mais que simplesmente dizermos que “é sempre assim; não tem jeito mesmo”, questionarmos: o que podemos fazer para mudar essa realidade? 

Anúncios

5 comentários em “O Cachoeira nos insulta

  1. Caro colega Ronaldo: o seu sentimento deve ser o mesmo de milhões de brasileiros. Inclusive o meu como cidadã. Entretanto, como sou advogada e entendo muito pouco de processo, consigo entender os motivos pelos quais ele ainda está solto e ‘desfrutando’ de tamanha liberdade. Como a decisão ainda não publicou e não aconteceu o transito em julgado, o cumprimento da pena ainda não pode ser imposto. Ainda que inexistam recursos ou outro Tribunal que poderá julgar o caso e talvez reformar a sentença do STF o procedimento processual é formal e para que pena seja imposta pelo Estado a publicação com o trânsito em julgado da decisão (medida que indica que nada mais poderá modificar aquela decisão judicial) devem ser cumpridos. Veja que são requisitos garantidos pela CF/88 e garantem vários de nossos direitos como cidadãos. Desta forma, ainda que as fotos e a posição de Cachoeira indiquem uma afronta à nós cidadãos do bem cumpridores dos nossos deveres, a verdade é que o cumprimento da pena após as formalidades indicadas nos garantem alguns direitos que não podem ser violados pelo Estado em casos de condenação. Tentei explicar de maneira bem sucinta o que está acontecendo porque a forma como a imprensa noticia o fato passa realmente um sentimento de desanimo e incoerência. Sem contar que deixa a justiça descreditada, situação que não é bem assim. Espero de verdade que eu tenha conseguido reacender em sua pessoa o sentimento de que devemos ter fé, e pode acreditar: ele logo vai cumprir a sua pena. Não vai demorar.

    1. Eu espero, caríssima. Obrigado pelo comentário. Sempre bem vinda. Ah… no relatório do blog, referente a 2012, você apareceu como uma das leitoras que mais comentou. Então, muitíssimo obrigado. Muito honrado por sempre aparecer por aqui. Bom dia!

  2. A justiça(?) nos insulta muito mais ,porque respalda essas e outras aberrações.O Cachoeira não pediu pra ser fotografado e nem me parece posar para as tais fotos.Quantos Cachoeiras anônimos,porém criminosos e ricos fazem o mesmo sem que saibamos? Quanta injustiça a justiça promove no nosso país?
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s