E a verdade libertará

liberdade

Quando José de Abreu revelou ser bissexual (li isso na Folha de São Paulo), não estranhei a notícia. Na verdade, cá com meus botões, isso pouco importa. Está mesmo na moda ser bi. E, como diz uma amiga sexóloga, ser hetero, homo ou bissexual é uma questão de desejo, não de caráter. Nem é doença.

Então, não estou interessado em discutir essa questão. Na verdade, sonho com o dia em que essas coisas deixarão de ser notícia. Serão apenas de foro íntimo de cada um.

Entretanto, o assunto acabou me fazendo refletir. Fiquei pensando: por quanto tempo o José de Abreu manteve isso em segredo? Será que falar sobre seus desejos foi uma forma de libertar-se?

Nao sei. Sei apenas que a vida da gente é mais difícil quando se vive uma mentira. Por motivos diversos, muitas vezes é preciso manter uma vida de fachada. Não é só manter uma máscara. É mais que isso. É sustentar uma mentira por meses. Quem sabe, anos.

Para um jovem, filho de família conservadora, assumir diante dos pais que é gay, não é tarefa fácil. Para uma esposa que traiu o marido, revelar que foi infiel, é mais que um drama.

Por situações como essas, por outras mais graves – e algumas aparentemente menores -, gente como a gente vive uma mentira por anos. Esconde a verdade. E torna-se refém da mentira. São pessoas que podem ter prazer, mas nunca são felizes.

Dizer a verdade não é fácil. A mentira é mais simples. Entretanto, mantê-la por meses ou anos torna-se um peso. Cansa, esgota, rouba a paz. Ninguém dorme em paz sabendo que vive uma mentira. A culpa consome. 

Depois que assumiu ser bissexual, não sei se José de Abreu passou a dormir mais tranquilo. Entretanto, a experiência de romper com a mentira e ser verdadeiro é libertadora. Pode trazer muitas lágrimas, sofrimentos. Mas serão dores momentâneas. Dores que trarão cura, paz de espírito e a chance de ser feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s