Não quero fazer parte do seu grupo

Grupos deveriam representar interesses comuns
Grupos deveriam representar interesses comuns

A frase aí em cima resume tudo. Pronto. Fim de papo.

Bom, deixa eu explicar. Entre as inúmeras possibilidades do Facebook está a criação de grupos. Eles representam, ou deveriam representar, interesses comuns. 

Na faculdade, por exemplo, cada turma cria um grupo fechado. Por ali, conversamos entre nós. Trocamos recados, informações, compartilhamos conteúdos. Facilita bastante. Lembro que, antes do Face, para enviar um recado coletivo, precisava ter o email de todo mundo. Nem sempre funcionava. Alguém sempre ficava de fora. Com a rede, a gente resolve as coisas mais rapidamente. E ainda sabe quem visualizou a mensagem publicada.

Entretanto, a proposta de formação de grupos acabou virando uma encheção de saco. É sério. Fico irritado. Todos os dias sou incluído em algum grupo novo. Tem de tudo. Oferta de produtos, sugestão de presentes, debates políticos… Enfim, para todos os gostos e desgostos. O que incomoda é a ausência total de critérios. Alguém, sabe-se lá quem, tem a ideia, dá um nome e sai adicionando todos os contatos que tem na rede. Faz isso de maneira unilateral. Não pergunta, não consulta. 

E, pelos critérios da rede, a gente se vê obrigado a desativar as notificações ou fazer a própria exclusão. Do contrário, passa a receber notificações de postagens todos os dias. Uma chatice sem fim.

Sinceramente, não sou contra os grupos. Porém, defendo que os usuários da rede tenham bom senso. Está a fim de abrir um espaço específico para divulgar algo ou discutir determinado tema? Perfeito, faça isso. Mas veja quem são as pessoas que pretende incluir. E faça o favor de comunicá-las. Diga quem é. O que pretende. Explique a proposta.

Pode não parecer muita coisa, mas isso é respeito ao outro. Além disso, talvez você não consiga tantas pessoas para o grupo, mas pelo menos terá mais chance de ter maior participação e atingir os objetivos propostos.

Anúncios

7 comentários em “Não quero fazer parte do seu grupo

  1. Gostei ,penso assim também, cada um no seu espaço e se quiser que eu faça parte ,me comunique não estou interessada em participar que algo que não me agrada 🙂
    Perfeito Ronaldo Otimo pensamento 🙂

  2. e verdade ninguém e obrigado participar do que não quer,eu gosto de ter amigos para poder compartilhar as coisas com eles mas também não gosto de participar de grupos de pessoas
    isso nunca da certo sempre tem alguém que descorda e da confusão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s