O que é mais importante?

amor

Responder esta pergunta resolveria boa parte dos nossos problemas. É verdade!!! Todo o nosso drama cotidiano resume-se nisso: não reconhecer o que é prioridade. Por não identificar o que deveria ser essencial, muita gente passa a vida inteira “batendo cabeça”.

Na verdade, essa questão é complexa demais. Quer dizer, é complexa porque a gente deixa complexa. A gente escolhe bagunçar a vida. Torná-la uma confusão medonha. Ninguém dá conta de abraçar o mundo. É fundamental admitir isso. E, ao aceitar as limitações, eleger as prioridades.

No relacionamento, por exemplo, estou acostumado a ver e ouvir bobagens sem fim. As pessoas adiam o amor. Optam pelo caminho mais difícil e magoam o outro.

É curioso como boa parte disso se dá pela correria diária. Apressados para ‘ganhar tempo’, por vezes atropelamos até as pessoas que amamos. Às vezes, elas não querem muita coisa, apenas uma frase, um comentário. Cinco minutos seriam suficientes. Mas a gente olha para o que vem depois e esquece de valorizar o agora, o sentimento do momento.

A pessoa amada está ali, do seu lado na cama, mas, com pressa para fazer o café da manhã, pede para deixar aquele outro beijo para depois. Ela está no banho com você, mas, preocupada em não se atrasar para o aniversário da prima da cunhada, sai correndo do chuveiro. Ela na está mesa com você, em seu horário de almoço, mas, por causa de um email sobre uma entrega de produtos que vai ocorrer só na semana que vem, você deixa de conversar com aquela mulher incrível para ler a mensagem.

Isso acontece quase todos os dias na rotina de duas pessoas que se amam. E sabe o que é mais interessante? Por vezes, a pessoa que interrompe o momento, pensa estar fazendo a coisa certa. Imagina até estar colaborando com o outro, ajudando. Acha, por exemplo, que cuidar do café é mais importante para o outro… Às vezes, se perguntasse, descobriria que a pessoa amada toparia ir para o trabalho sem comer só para ter uns minutinhos a mais de sua companhia na cama.

O que dizer das tarefas domésticas? As mulheres, principalmente, se deixam consumir pela arrumação, pela limpeza, pelo cuidado com os filhos (e este assunto rende outro texto)… Tarefas que estarão lá todos os dias. Por vezes, alguns parceiros aceitariam um acordo bastante razoável – como dividir atividades – se soubessem que as teriam um pouco mais dispostas. E o que falar de homens que vivem fora de casa trabalhando o tempo todo? Para eles, prover o melhor significa cuidar delas, protegê-las, amá-las. Sei de muitas que abririam mão de certos confortos para ter seus companheiros algumas horas a mais em casa, ainda que fosse para permanecerem sentados ao lado delas, no sofá, assistindo novela.

Claro, eleger as prioridades não é algo simples. O que parece prioridade para mim pode não ser para o parceiro e, principalmente, para o relacionamento. Conversar, dialogar muito é a única forma de conhecer o que o outro deseja. Como eu disse, às vezes, a gente acha que o que está fazendo está agradando. Está fazendo o outro feliz. E outro pode preferir que você atrase encontrar-se com ele mais tarde, mas gaste mais cinco minutinhos com ele no carro naquele momento.

Gente que aposta no relacionamento tem que se dispor a pensar e ouvir o outro. Procurar descobrir gostos, preferências, desejos. E, a partir daí, eleger as prioridades e investir nelas. É assim que se constrói uma história feliz com boas chances de viver o tão sonhado “pra sempre”.

Anúncios

7 comentários em “O que é mais importante?

  1. Nossaaa.. Caiu como uma luva esse texto hoje. Estava conversando com amigos e também com meu namorado exatamente sobre isso. Questão de alguns problemas que ele está e tal e ele fica meio perdido, e que ele tem que ter prioridade, que não é fácil, mas tem que parar para pensar e vê se realmente algumas coisas são tão relevantes assim e resolver o que pra ele é prioridade.. Obrigada pelo texto. Lindo!

  2. Muuito bom esse texto heim! Leio todos os que você publica, mas nesse, realmente eu me enxerguei.. com a correria da vida, a vontade de ser sempre pontual, de fazer tudo certinho, acabo deixando de dar atenção para coisas ou talvez, pessoas, que deveriam ser prioridade! Obrigada pelo texto!! Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s