Tenho medo de acabar sozinho

Bom mesmo é ter com quem dividir a vida
Não é feliz quem se isola do mundo e não tem amigos

Enquanto somos produtivos, nem sempre percebemos a falta dos amigos, da família. Estamos ocupados. Nos relacionamos com muita gente. Fazem parte do convívio os colegas de trabalho, o pessoal da faculdade… Então, é raro nos sentarmos sozinhos para almoçar. E, na juventude, também não é difícil ter com quem dividir a cama.

Mas o tempo passa. Envelhecer é imperativo. Envelhecemos ou morremos jovens. Não temos escolha. E quem estará conosco ao final da vida?

Enquanto passava no site da Veja, encontrei uma entrevista da cantora Taylor Swift. Ela falou à revista Vanity Fair e a conversa repercutiu na imprensa mundial. Entre outras coisas, disse que tem medo de acabar sozinha.

Não quero acabar como uma pessoa horrível e intolerável. Solitária, deitada em uma banheira, triste, com uma taça de vinho, e reclamando que a minha vida vai terminar comigo sozinha só porque eu afastei todos ao pensar que eu era muito boa para andar com qualquer outra pessoa.

As relações construídas ao longo da vida são a única garantia de não envelhecermos sozinhos. Até mesmo os filhos podem nos abandonar. Ninguém quer estar perto de gente chata. Ou que ignora os sentimentos alheios. Precisamos saber com quem andamos. Mas não dá para viver desconfiando de todo mundo.

É certo que vamos nos decepcionar algumas vezes. Entretanto, gente é gente. Somos passíveis de falhas. Magoamos pessoas que amamos e somos magoados por elas. Isso, no entanto, não justifica vivermos numa ilha. Não podemos construir muros e nos esconder atrás deles. Quem escolhe as pessoas com as quais vai conviver, faz muitas exigências, ou se acha superior aos mortais, geralmente tem uma vida solitária. E pode terminar sozinho porque se achou bom demais para aceitar dividir com os outros o seu mundinho.

Anúncios

6 comentários em “Tenho medo de acabar sozinho

  1. Sempre tive esse medo e agora esta acontecendo. Tenho 47 anos, eu não soube preservar meu casamento. Meu ex marido é uma pessoa maravilhosa, mas eu fui uma sem juízo e o perdi…Hoje ele mora com outra pessoa e eu com minha filha de 20 anos. Que por sinal é uma ótima filha, mas é claro q um dia ela vai se casar e eu ficarei sozinha…

    1. Luiza, se tem consciência de seus erros, certamente já aprendeu com eles. Então, se fortaleça e prossiga. Você não terminará seus dias sozinha. E ainda vai viver muita coisa boa. Acredite!

  2. Também perdi meu marido,acredito eu q por dar mais valor a minha vida profissional..os filhos cresceram, um foi morar em outra cidade com a pia e o outro com a avó desde q ela vifou viúva…com 41 nos já choro de solidão..lá acabei sózinha, não gosto de sair de casa,..me sinto como uma senhor de 70 anos ou mais….sofro muito com isso,,,até de encontrar alguém já perdi as esperanças.

  3. É fato que viver sozinho (solitude) está aumentando no mundo. Também é fato que o ser humano está se habituando ao individualismo, desde o apego exagerado ao celular até a incapacidade ou falta de interesse em relacionar com o semelhante. Outro fator é o avanço da idade, parece que este fator empurra o/a idoso/a para algo como autosuficiência que diz assim para si próprio “não preciso de ninguém” ou “tenho direito de viver como quero”. Por fim, a má notícia é os filhos não são educados para cuidar dos pais envelhecidos. Produzimos novas gerações individualistas e insensíveis a situação do idoso. E o idoso também percebe que os filhos estão muito ocupados para atender ao telefone, conversar ou conviver com ele/ela.

  4. Como são as coisas… Tenho apenas 26 anos, sempre fui e acho que sempre serei sozinho até o final da minha vida. Trabalho, estudo, não tenho amigos nem conhecidos, nem pais, nada… E isso não me aborrece de modo algum. Já ouvi comentários das pessoas se perguntando como consigo viver tão sozinho. Não sei responder… É tanta paz, tanta tranquilidade que acho que os dias passam e eu nem percebo. Não sinto falta de namorada, nem de amigos. Vivo em plena harmonia comigo mesmo e o mundo e não sei dizer como.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s