Eu mudaria por você

casal_mudar
Acho a frase linda. Parece devoção total. Entrega. Dedicação ao outro. Prova de amor. Entretanto, o que sugere desejo pleno de fazer bem ao outro silencia problemas futuros, insegurança e até baixa autoestima.

A frase sempre deveria levar a pensar…

Por que você mudaria por mim? Essa mudança é resultado de uma reflexão, convencimento, de crença real na necessidade de ter novas atitudes?

Vamos além…

Se a gente não der certo, as mudanças seriam permanentes? Você continuaria a agir de acordo com o que eu acho correto? Ou seria apenas para me agradar?

Não se muda pelo outro se a mudança não for interior. Por mim, não pelo outro. Quando a gente abandona determinados hábitos, comportamentos, e faz isso apenas para atender os gostos da pessoa amada, não há uma ruptura real. Nos dias felizes do relacionamento, o que foi deixado não faz falta, mas, na primeira crise, as cobranças acontecem.

– Eu mudei meu jeito de vestir por você!
– Deixei de fumar por você!
– Não estou saindo mais para jogar por sua causa!
– Parei com as baladas só por seu ciúme!

É ridículo, inclusive, condicionar a volta ou mesmo o início de um romance a essas mudanças. Tem aqueles que, no “desespero”, soltam essa famigerada frase “eu mudaria por você”.

Se mudaria, por que não faz isso agora? Por que não começa já? Só vai mudar depois?

Não se muda para atender um capricho do parceiro.

Esse tipo de mudança não presta. É negação de si mesmo. Concessões são importantes para garantir o romance. Entretanto, devem ser resultado de amplo diálogo e convencimento. Quando a gente deixa de fazer algo pelo outro, precisa entender o quanto isso é significativo para o relacionamento e, principalmente, que o comportamento rejeitado não deveria ser cultivado no dia a dia.

Abrir mão de algo deveria significar uma busca de renovar-se, de transformar-se, tornar-se uma pessoa melhor. A tentativa sincera de um jeito diferente de viver. Diferente disso, só gera frustração, abre brechas para futuros confrontos e problemas sobre os quais dificilmente o casal terá controle.

Anúncios

6 comentários em “Eu mudaria por você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s