Um passo certo na educação

escola
O ambiente escolar ainda precisa de mudanças concretas

A educação brasileira sofre com a falta de qualidade. A gestão é ruim, mas nem sempre o professor merece o título de educador. Os indicadores revelam que nossos alunos têm resultados muito ruins principalmente em Matemática, Física, Biologia e Química. Isso vale para o Ensino Médio e também para o Superior.

Para mudar essa realidade o Ministério da Educação deve lançar nos próximos dias um programa inovador: vai oferecer qualificação em nível de pós-graduação para os professores dessas disciplinas e que atuam na rede pública. Tudo de graça. E ofertado pelas melhores universidades brasileiras. Além disso, quem fizer o curso ganha aumento.

Mas tem uma condição: se fez o curso, o aluno tem que melhorar seu desempenho.

Adorei!!!

É sério. O governo gasta milhões por ano para qualificar os professores. Não faltam programas de formação. Entretanto, não se vê contrapartida. Portanto, para conquistar progressão salarial, os estudantes precisam melhorar.

A exigência é inédita. E vem em boa hora.

Nem adianta os professores reclamarem. A proposta do governo é simples e justa. O Estado não está tirando salário, muito menos o emprego. Apenas fazendo uma oferta:

– Quer aumento real? Progressão salarial? Eu dou o curso, você se qualifica, mas mostra resultado em sala de aula.

A iniciativa do MEC parece-me a primeira que traz uma exigência concreta. Não deixa o profissional solto, digamos assim. Pede algo. De maneira coerente. Não cobra sem oferecer. E nem retira direitos já adquiridos. Além do mais, atende uma demanda real. Afinal, há carência de professores nessas áreas. A especialização ainda ajuda a romper com o “tapa-buracos” que tem sido praticado em algumas dessas disciplinas: gente com outras formações tem sido utilizado para dar algumas dessas matérias.

É um começo. Quem sabe o começo de novos dias para a educação.

Anúncios

2 comentários em “Um passo certo na educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s