O que você compartilha no Facebook?

facebook2

Vez ou outra vejo usuários das redes sociais sofrendo algum tipo de surto. Uma espécie de apagão cognitivo. Perdem a capacidade de raciocinarem com clareza e saem divulgando bobagens. Tem gente que diz que isso é analfabetismo digital. Pode ser. É uma possibilidade.

Na verdade, eu não entendo bem o que acontece. Talvez seja apenas falta de atenção, indisposição pra uma pesquisinha básica. Sei lá. Sei apenas que o pessoal passa a compartilhar bobagens de todo tamanho.

Com essa história de espionagem pelo governo americano nas contas de emails etc, o besteirol do momento começa mais ou menos assim:

Agora é oficial, saiu no Domingo Fantástico (domingo passado). Daqui a 30 dias os fiscais do Face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural. E então o facebook e todos os serviços continuarão a ser gratuitos e sem o envio de dados ao governo americano. Do contrário, os dados continuaram a ser pesquisados pelo governo americano, as fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de caloteiros – SPC – CPC – SERASA – OCP (conforme lei recentemente aprovada pelo congresso).

E por aí vai.

Claro, o perfil é individual. Cada um compartilha o que quiser. Paga o mico que desejar. Entretanto, eu sempre fico me questionando:

Será que a pessoinha que compartilhou assistiu o tal programa?
Será que checou a informação em algum lugar?
Será que ao menos conversou com alguém antes de acreditar no tema?

Na última vez que falei sobre bobagens reproduzidas no Facebook, um monte de gente me xingou na rede. Disse que eu estava sendo agressivo, que eu não respeitava as pessoas; que poderia ter escrito sobre o fato, esclarecido, feito isso de maneira respeitosa. Por isso, me desculpe se você é um dos usuários da rede que está sendo ingênuo participando dessas ondas. Não quero ofendê-lo. Entretanto, ofendê-lo talvez seja uma forma de chamar sua atenção.

Você não precisa compartilhar conteúdos acadêmicos no seu feed de notícias, nem propor reflexões de profundidade intelectual. Pode sim divertir, falar de sua vida, mostrar fotos… Enfim. Mas não acredite em tudo que vê ou lê. E, principalmente, não espalhe conteúdos duvidosos. Use a inteligência. Seja sábio. Tenha discernimento pra diferenciar o falso e o verdadeiro. Exercite a dúvida. É provável que, ao copiar e colar algo em seu perfil, exista boa intenção, desejo sincero de fazer bem. Contudo, a boa intenção, na verdade, acaba por traduzir ignorância. E colabora para espalhar mentiras na rede levando outras pessoas a reproduzirem o mesmo comportamento.

Anúncios

2 comentários em “O que você compartilha no Facebook?

  1. Isso é real! Pessoas de nosso convívio, que consideramos lúcidas, inteligentes, muitas vezes publicam posts inacreditáveis… assim como nós, sem perceber, também acabamos replicando “desinformações”!
    Falando nisso, “bora” compartilhar este texto…

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s