A tecnologia e o mundo do saber

tecnologiaSou apaixonado pelas tecnologias, pelas possibilidades ofertadas principalmente pela informática. É verdade que traz uma série de problemas. Porém, com uso adequado, o mundo digital abre inúmeras possibilidades – inclusive de conhecimento.

Estudar, por exemplo, tornou-se uma tarefa muito mais agradável. O conhecimento está separado por um clique. Basta acessar a rede, usando as ferramentas certas, e um novo universo se abre diante de seus olhos. É mágico, surreal.

Fico fascinado pela quantidade de informações disponíveis na rede. E os cursos online gratuitos? Incríveis!!! Apenas me sinto incomodado por não ter tempo para estudar mais, para descobrir mais.

Vejo meu filho na rede, assistindo aulas de professores das melhores universidades do Brasil, e noto como a internet poderia ser revolucionária para a população brasileira. Ele estuda para o vestibular com gente que gravou aulas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul… E, depois, me encanta falando de descobertas da Física, da Biologia, da Química… Confesso que, dessas áreas, não entendo nada. Mas é mágico ouvir explicações de fenômenos cotidianos que passam despercebidos para a maioria de nós.

Hoje, compartilhei pelo twitter o link de um post do Dimenstein. Dava conta de pelo menos 700 cursos gratuitos disponibilizados pelas maiores universidades do mundo – inclusive alguns oferecidas por instituições como a USP, Unicamp, FGV.

Quando vejo a facilidade de acesso ao conhecimento, fico imaginando a mudança que poderíamos ter na formação social se a gente usasse a rede de maneira produtiva. Gasta-se tempo demais com bobagens e dedica-se pouco tempo à aquisição de conhecimentos. Aprender parece ser obrigação. Na verdade, talvez na escola seja. Pela formalidade e pelo jeito antiquado que seguimos dando aulas (me incluo nisso). Entretanto, descobrir o novo por si só é uma tarefa prazerosa e que produz uma satisfação que não se pode mensurar. Conhecimento pode não ter função prática, mas é nosso bem maior… É algo que nada, nem ninguém pode nos tirar.

PS- Para os alunos de escolas, colégios e universidades, fica a dica: tem muita coisa na rede que pode mudar a forma como você estuda. E muito mais interessante do que a rotina da sala de aula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s