A tecnologia e as doenças: qual a relação?

celularNão me sinto seguro no mundo que a gente vive. E nem falo dos crimes, da ausência de referências, valores etc. Destaco o universo tecnológico que trouxe novidades incríveis, mas também um outro universo invisível com influências ainda desconhecidas em nosso corpo.

Por exemplo, li uma notícia que me incomodou bastante. Uma pesquisa apontou que pessoas que falam pelo menos 30 minutos no celular diariamente têm mais chances de desenvolver um câncer cerebral.

As ondas de radiofrequência penetram no corpo e podem provocar mudanças no funcionamento das células. Por isso, há mais chances de ter um tumor.

Não faz muito tempo, outra pesquisa identificou que o uso do celular aumenta em 70% o risco de ter zumbidos no ouvido. Ou seja, a audição pode ser prejudicada. E, neste caso, nem é preciso ficar tanto tempo falando… Bastam 10 minutos por dia.

Cá com meus botões, fico pensando: e as conseqüências das redes de wireless? Das antenas de telefonia celular? Das emissoras de rádio e televisão? Como eu disse, existe um universo invisível de ondas eletromagnéticas, de radiofrequência… E, considerando alguns princípios físicos, é possível considerar que elas alteram o funcionamento do nosso corpo a partir das próprias células. E onde surgem os cânceres? Nas células, quando deixam de funcionar normalmente.

É… A tecnologia que facilita, agiliza, aproxima parece ser a mesma que nos consome. Inclusive nossa saúde. 

Tudo bem… Se a gente pensar muito nisso, enlouquece. Entretanto, tenho a impressão que o crescimento de casos de algumas doenças – principalmente o câncer – tem certa relação com o mundo digital. Pode ser apenas paranoia. Mas nem tudo se justifica apenas pelos hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s