Tem gente que destila maldade

amizade
Amigos que somam, que apoiam, aceitam e incentivam são raros

Pode não ser de forma consciente, mas tem gente que parece ter prazer em causar desprazer ao outro.

A pessoa está ali comemorando a compra do notebook novo. O outro vem e dispara:

– Hummmm… Vi num blog especializado que essa marca tem dado muitos defeitos.

Não satisfeito, emenda:

– E pior que não tem assistência técnica na região.

Você conquista o seu primeiro veículo zero quilômetro. É básico, simples. Mas é seu. Tirou da loja com cheiro de carro novo. O amigo olha e a primeira coisa que pergunta é:

– Tem ar condicionado?

Embora tenha ficado um pouco sem graça com a pergunta, tenta manter o sorriso no rosto. Mas o maldoso quer estragar de vez seu dia.

– Ah… em Maringá não dá, né? A cidade é quente demais. Se eu fosse comprar, fazia um esforcinho a mais e comprava com ar. Sem contar que, pra vender depois, dá muito trabalho. Hoje, todo mundo quer carro com ar.

O sujeito nem carro tem, mas coloca defeito na sua conquista.

Depois de uma semana de muito trabalho, seu projeto está pronto. Você se dedicou bastante, perdeu horas de sono. Achava que nem conseguiria concluir. Admite que tem falhas, mas está feliz porque fez o seu melhor. Então, compartilha com seu amigo. Mostra pra ele. Não quer avaliação alguma. Apenas está feliz. Quer dividir isso, compartilhar. Quem sabe ouvir um “Parabéns!!! Você conseguiu!”. Porém, o que escuta é bem diferente disso:

– Por que não colocou mais dados? Ah… você nem fez gráficos. Sem gráfico fica chato. Tem que ter imagem. Eu não gostei.

O sujeito acaba com sua empolgação. Justificando sinceridade ou disposição em ajudar, te entristece. Com argumentos, destrói o seu momento de prazer. Rouba sua alegria. Tira suas energias.

Tem muita gente assim (pior ainda quando está dentro de casa, né?). Pode não ter a intenção deliberada de fazer mal. Mas faz. É gente mal amada, infeliz, insegura, invejosa. Não tem empatia, não ama de verdade. É egoísta. Gente incapaz de comemorar a conquista alheia é gente que tem alma ruim. De gente assim devemos manter distância, porque energia ruim contagia. E contagia negativamente. Aos poucos, começamos a nos achar incompetentes, incapazes… Começamos a acreditar que nada que fazemos é positivo, é bom. Gente assim faz mal pra nossa autoestima. Infelizmente, gente assim raramente muda. Pra sobreviver a esse tipo de pessoa só resta nos afastar, fazer outras amizades – ou até encontrar alguém que nos admire e nos ame de verdade.

Anúncios

4 comentários em “Tem gente que destila maldade

  1. Caro Ronaldo,
    Tem razão! Gente assim existe e chega perto de nós, mas a solução para que isso não se repita é o afastamento, mesmo que devagarzinho, mas afastar-se de gente assim, pois nada de bom nos acrescenta.
    um forte abraço carioca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s