O Brasil precisa popularizar a Medicina

medico2

Diante da repercussão a respeito do texto “Eu quero médicos ‘padrão-Cuba’”, acabei respondendo no Facebook os comentários de alguns leitores. Um aspecto que procurei ressaltar: meu texto não teve como proposta primeira discutir a vinda dos médicos cubanos. Posso garantir que não teria receio algum de ser atendido por eles. Até desejaria. Gostaria de conhecê-los e ter mais elementos para embasar meus argumentos sobre a necessidade de médicos “padrão-Cuba”. Porém, como isso não é possível…

Meu texto também não teve a intenção de apontar que não existe a necessidade de infraestrutura básica para se fazer medicina. Pelo contrário. O Brasil precisa sim de mais investimentos em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios… equipamentos. A tecnologia é ferramenta importante para o diagnóstico e tratamento de muitas doenças.

Meu questionamento, porém, é em relação à glamourização da profissão. Além do mais, entendo sim que a gente precisa de mais faculdades de Medicina. E há espaço para implantação e com estrutura adequada. Custa caro? Custa sim. Mas dá para ampliar o número de vagas nas instituições existentes. Também existem muitas faculdades particulares bem estruturadas e que poderiam estabelecer parcerias com hospitais de suas cidades, com unidades de saúde etc a fim de garantir a prática médica dos acadêmicos. Essa coisa de “não pode, não dá” é argumento vazio de quem elitiza uma área do conhecimento que precisa ser popularizada. Transformaram a Medicina numa coisa… Ela é quase inatingível – tanto para quem quer ser médico como para quem quer ter acesso a atendimento de saúde. Só se fala em dinheiro, dinheiro, dinheiro…

Convenhamos, mais da metade da demanda da Saúde não é especializada. É de gente que precisa de um médico para resolver problemas clínicos… E estes não necessitam de laboratórios de última geração – apenas de um médico disponível, alguém que as escute, que faça um diagnóstico através da observação atenta… As pessoas precisam de um profissional que olhem para elas, que falem, perguntem, escutem. Isso se faz com conhecimento médico e humanidade.

Veja a situação de nossas crianças… Cadê os pediatras? Eles são cada vez mais raros. Que médico quer ser pediatra? Quem quer ser clínico? Não querem porque há outras especialidades muito mais rentáveis.

Por isso, sustento sim a necessidade de popularizar o curso. Sustento sim a carência de mais profissionais. E principalmente de acabar com a lógica do médico distante do povo. Salários de oito, dez mil reais – pagos pelo SUS – não são ridículos. Representam renda digna e que atende plenamente as necessidades básicas – moradia, alimentação, vestimenta, educação e lazer – de uma família. Entretanto, pela reserva de mercado, médicos se formam – inclusive em instituições públicas, financiadas pelos nossos impostos – e se dão ao luxo de atenderem apenas por convênios e consultas particulares (que chegam a custar mais de R$ 300,00). Isso tem que amar.

PS, Como eu disse, não teria nenhum problema em receber atendimento dos cubanos. Eles podem até não ter toda a tecnologia disponível, mas metade do sucesso no diagnóstico e tratamento de um paciente passa pela escuta atenta por parte do profissional de saúde. E isso poucos profissionais de saúde brasileiros têm disposição de fazer. Medicina se faz sim com tecnologia, mas, no passado, muita coisa se resolvia sem a interferência de aparelhos e equipamentos modernos. As doenças não se tornaram tecnológicas… Dá para resolver muita coisa com conhecimento e boa vontade. Sem contar que a medicina mais eficaz ainda é preventiva. E esta não precisa de aparelhos.

Anúncios

5 comentários em “O Brasil precisa popularizar a Medicina

  1. Muito fora da realidade sua visao sobre a medicina brasileira, Ronaldo. Tanto aue, nos outros paises nos, medicos brasileiros, somos a referencia em entrevista com paciente, exame fisico (esse com toque, com as maos mesmo) e em DIAGNOSTICO CLINICO (que é aquele feito sem auxilio de outros exames). isso nao significa wue nao temos que melhorar, mas mostra q tambem nao somos que voce descreveu aí. talvez essa sua visao seja um pouco influenciada por viver em uma cidade grande e com recursos… nao sei. mas o medicos brasileiros sao a referencia mundial no tete-a-tete mesmo. Tanto porque, na maioria dos ligares, mesmo que a gente precise de aparelhos, NAO TEM! Me entristece como a sociedade demoniza o pobre do medico. É engracado ver como ninguem exita em pagar MUITO CARO pra um bom engenheiro pra construir a sua casa. Mas pro medico.. Que absurdo, um medico cobrar caro uma consulta! Sabe, o medico estudou MAIS que o engenheiro. Um ano a mais. E pagou mais caro que ele na faculdade. E nos materias. E na prova de residencia. E nos congressos. E nos cursos. E etc, etc, etc. E sabe de uma coisa tambem?! Os pobres tambem precisam de engenheiros! Mas as outras profissoes podem cobrar seus custos, menos o medico! O médico brasileiro nao é essa escoria humana q vcs da midia pintam! Nos queremos nossa justa remuneracao pelo nosso trabalho. Ninguem exita em pagar caro num bom dentista, numa boa costureira, num bom pintor. Mas pro médico… A medicina tem que ser vista como PROFISSAO, nao como CARIDADE! Os arquitetos tambem o sao por amor, no entanto achamos muito justo eles receberem salario digno, nao?! os advogados tambem amam a profissao, no entanto nos nao achamos que eles devam trabalhar sem remuneracao. por que isso nao funciona com o medico? O medico tem seu talento e sua vocacao, mas teve que estudar MUITO, ralar MUITO pra chegar a ser medico. Nos diminuir a mercenarios, é de cortar o coracao, pois exercemos nossa profissao com nosso melhor a cada dia, noite, madrugada… Chaveiro que te atende de noite, Ronaldo, cobra mais caro, sabia?! Pq ele deixa os filhos e a esposa em casa pra ir la. Pq medico q te atende de madrugada nao pode cobrar? Empregadas domesticas que deixam a familia pra trabalharem no fim de semana tambem cobram mais caro. E isso é justissimo! MENOS PRO MEDICO! PAREM DE DEMONIZAR O MEDICO! Nos escolhemos nossa profissao por amor, mas tambem precisamos nos sustentar! Eu so espero que quando chegar a hora do seu filho fazer medicina, voce nao pense mais assim…

  2. P.S.: quanto aos pediatras, coitados, vou te contar pa ninguem auer mais pediatria… Pq pra ser pediatra é necessario 6 anos de faculdade+ 2 anos de clinica medica +2 anos de pediatria. Total de 10 anos estudados. Esse medico pode ser comparado ao cubano, aue estudou 3,5 de medicina+1 de pediatria? duvido que, olhando assim, alguém levaria seu filho no pediatra cubano. mas enfim! Soma-se a isso as noites em que seus pacientes precisarão de voce, as maes inseguras, os telefonemas nas madrugadas, os pais que negligenciarão seu tratamento e colocarão a vida dos filhos em risco, as mas condições de trabalho, a falta de exames, a falta de leito pra internar seus pacientes, falta de remédios, os incontáveis casos de abusos que voce vai ter que ver e ir pra casa chorando pq o poder publico nao pode te ajudar… Tudo isso recebendo-se incríveis R$6,00 (seis) reais a consulta do SUS. Você não acha que esse pediatra merecia ter uma qualidade de vida melhor? Eu acho. Alias, sabia que o SUS da um BONUS salarial pra quanto mais consultas voce atender em um dia? Ou seja, quanto menores, menos tempo tiver sua consulta, mais o governo te paga! Entao, quando um colega decide nao atender mais no SUS, ele pode estar tambem querendo se livrar desses percalços, da maneira erronea como o governo pensa em saúde. O SUS é muito bonito na teoria, mas na pratica, é muito diferente…

  3. Sabe, o medico estudou MAIS que o engenheiro. Um ano a mais
    Pra você abrir a boca e sair dizendo que estudou mais que o um estudante de engenharia, eu não me lembro de vc ter estudado comigo disciplinas como: mecânica das estruturas 1,2 e 3, cálculos 1 e 2, estruturas de concreto armado e metálica, hidrologia, mecânica dos solos, etc. Não fale asneira tenho um irmão formado em medicna e tá fazendo residência em Ginecologia, suas notas eram todas de 8 para cima, a minha tirava um 5, fazia até festa pra comemorar e já assinei projeto de casa por 300 reais, sabe quanto tempo levo pra desenhar uma edificação desta, quase quatro dias, não quinze minutos em um diagnóstico como vcs Doutores. Me desculpe, tire essa arrogância dde seu discurso, ainda mas querer comparar uma profissão com a outra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s