Que vida você deseja ter?

familia
Temos sonhos. Fazemos projetos. Entretanto, em nossa mente, desenhamos a vida que queremos? Um jeito de viver? Pensamos formas de obtê-la?

Quando pensamos na vida que desejamos ter, quase sempre caímos em dois erros. O primeiro, temos como critério coisas, objetos a serem conquistados. Planejamos a compra de carro, casa… Viagens. O segundo erro, vislumbramos o futuro, mas nada fazemos para ter, no presente, a vinha que sonhamos. A gente sempre pensa no depois. Depois vai dar certo, depois… vamos conseguir.

A gente deveria pensar como gostaria de construir a dinâmica de nossos dias. Dentro de uma realidade, é claro. Nada de utopia. Não adianta imaginar como seria viver se você tivesse uma casa de 600 metros quadrados, piscina, sauna… E conta bancária com alguns milhões de reais. Falo em refletir dentro de uma perspectiva real.

Partindo do que se tem, como poderia ser? Como gostaria que fosse o clima em casa no café da manhã? Como seria a rotina de trabalho? E o almoço? À noite, o que gostaria de fazer antes de deitar? Como imagina a relação com sua parceira/seu parceiro? Que tipo de atitudes cotidianas te proporcionaria prazer? No fim de semana, como desejaria aproveitar o tempo? Assistir filme? Fazer uma comidinha diferente? Ter um tempinho em silêncio? Ler um livro?

Acho que tem muita gente insatisfeita com a vida por idealizá-la dentro de uma perspectiva utópica. Outras tantas pessoas deixam de viver o que gostariam por simplesmente não fazer nada para mudar.

E, se a vida está construída – ou será construída a dois –, por que não compartilhar com o parceiro/a parceira esses sonhos? Não sonhá-los juntos?

Vive-se frustrado por não verbalizar, não tentar construir uma dinâmica diferente. Muita coisa poderia mudar se a gente tivesse disposição para dialogar. Quase sempre, deixamos que a realidade se imponha e nos consuma. Nos encaixamos nas demandas diárias como se as regras fossem ditadas de fora pra dentro. Isso não é viver; isso é ser refém das rotinas.

Sei que nem tudo dá para fazer diferente. Quando uma família já está constituída, fica ainda mais difícil, porque depende-se do outro. E o modelo “comercial de margarina” está longe da realidade. No entanto, creio que há espaço para negociação, para se reconstruir rotinas, estabelecer outras e ter uma vida mais prazerosa.

PS, Sugiro a quem pensa em casar que, antes de “juntar os trapinhos”, converse bastante sobre como sonha a dinâmica da vida a dois. Mais que sonhar baseado em coisas que desejam conquistar, devem planejar as rotinas da vida, pois são elas que dão sentido aos nossos dias.

Anúncios

2 comentários em “Que vida você deseja ter?

  1. Exatamente assim! Estamos nos cuidando e pensando no futuro, na vida longa de 130 anos e na casinha rústica em puro verde no pé da serra, de onde podemos avistar belíssima paisagem da natureza, sem ruídos da cidade grande, somente barulhos da qualidade de vida que buscamos.
    E para isso já começamos a caminhada. A alimentação é o ponto principal! A harmonia, o diálogo, a franqueza e simplesmente a felicidade também são requisitos básicos para alcançarmos o desejado.
    Imagine um lugar onde o ar possa ser mais puro, os alimentos colhidos na hora, a casa pequena e sustentável com vista para todos os cômodos. Lugar perfeito! E de quebra, viagens para sair da rotina.
    Esse é o meu futuro com o meu parceiro!
    Dica de leitura: livro – O plano dos 17 dias para manter-se jovem – Dr.Mike Moreno.
    Um forte abraço à todos!

  2. Magnífico! Obrigada, Ronaldo por nos fazer pensar em coisas que já deveriam ter passado pela nossa cabeça, mas ainda não passaram e estão ainda em tempo de serem reformuladas em nossa vida!! Obrigada mesmo! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s