Que tal andar de bicicleta?

bicicleta

Já andei muito de bicicleta. Mas faz tempo que pedalar é algo que só faço na academia. E ainda assim, prefiro a esteira – caminhar e correr. Ainda assim, sou um entusiasta da bicicleta. Não necessariamente para o lazer ou como opção de atividade física. Penso na “magrela” como alternativa de transporte.

Por isso, fiquei super empolgado quando li a notícia:

Venda de bicicletas supera a de carros na Itália

Depois de 48 anos, o comércio de bicicletas superou o de veículos. E o que é mais interessante: doze anos atrás, cerca de 2,9% da população usava esse tipo de transporte; hoje, os ciclistas representam cerca de 9%. Legal demais, né?

E não é por economia, por falta de dinheiro, empobrecimento da população… Nada disso. Apenas consciência.

Sonho com isso por aqui.

Temos um estrangulamento do sistema de trânsito de nossas cidades. O transporte coletivo não funciona. É ruim. E o preço, pouco convidativo. Diante do quadro, a bicicleta poderia ser a resposta para um problema real. Ela garante autonomia, agilidade, custo reduzido e ajuda no controle ambiental.

Porém, em nosso país há muitos desafios. O primeiro deles é a visão estereotipada dos brasileiros. É ridículo, mas muita gente acha que bicicleta é “coisa de pobre”. Chega a ser preconceituoso, inclusive com as pessoas de menor renda.

Também é preciso rever as prioridades no trânsito. Hoje, o privilégio é para o carro. Não há segurança para quem pedala, não há estacionamentos, não há sistemas de integração com o transporte coletivo, nem banheiros nas empresas para atender os ciclistas.

O que me anima é saber que tudo que acontece nos chamados países desenvolvidos acaba chegando por aqui. Atrasado, mas chega.

Anúncios

2 comentários em “Que tal andar de bicicleta?

  1. Eu também sou uma apaixonada por bicicleta,Ronaldo e desde que voltei a morar em sampa,minha magrela está aposentada pois tenho medo de sair,infelizmente!
    Parabéns pelo texto!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s