Que tal andar de bicicleta?

bicicleta

Já andei muito de bicicleta. Mas faz tempo que pedalar é algo que só faço na academia. E ainda assim, prefiro a esteira – caminhar e correr. Ainda assim, sou um entusiasta da bicicleta. Não necessariamente para o lazer ou como opção de atividade física. Penso na “magrela” como alternativa de transporte.

Por isso, fiquei super empolgado quando li a notícia:

Venda de bicicletas supera a de carros na Itália

Depois de 48 anos, o comércio de bicicletas superou o de veículos. E o que é mais interessante: doze anos atrás, cerca de 2,9% da população usava esse tipo de transporte; hoje, os ciclistas representam cerca de 9%. Legal demais, né?

E não é por economia, por falta de dinheiro, empobrecimento da população… Nada disso. Apenas consciência.

Sonho com isso por aqui.

Temos um estrangulamento do sistema de trânsito de nossas cidades. O transporte coletivo não funciona. É ruim. E o preço, pouco convidativo. Diante do quadro, a bicicleta poderia ser a resposta para um problema real. Ela garante autonomia, agilidade, custo reduzido e ajuda no controle ambiental.

Porém, em nosso país há muitos desafios. O primeiro deles é a visão estereotipada dos brasileiros. É ridículo, mas muita gente acha que bicicleta é “coisa de pobre”. Chega a ser preconceituoso, inclusive com as pessoas de menor renda.

Também é preciso rever as prioridades no trânsito. Hoje, o privilégio é para o carro. Não há segurança para quem pedala, não há estacionamentos, não há sistemas de integração com o transporte coletivo, nem banheiros nas empresas para atender os ciclistas.

O que me anima é saber que tudo que acontece nos chamados países desenvolvidos acaba chegando por aqui. Atrasado, mas chega.

Anúncios

2 comentários em “Que tal andar de bicicleta?

  1. Eu também sou uma apaixonada por bicicleta,Ronaldo e desde que voltei a morar em sampa,minha magrela está aposentada pois tenho medo de sair,infelizmente!
    Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s