Sem perder o prazer de escrever

escrever

Manter atualizado talvez seja o maior de desafio de ter um blog. Por isso, é natural que a empolgação se acabe depois de algumas semanas. Afinal, é preciso ter disciplina, motivação e assuntos variados para seguir com postagens regulares.

Às vezes, a pessoa tem disciplina, mas não tem assunto. Outras, tem assunto, mas não é disciplinado e o blog fica de fora da rotina diária. E há casos em que até existe disciplina e assuntos, mas falta motivação. Afinal, ter um espaço na rede significa também ter prazer em publicar.

Eu já vivi todas essas fases. Entretanto, nunca desisti. Faz oito anos que estou na blogosfera. Pensei parar várias vezes. E por motivos variados. Em cada uma dessas ocasiões, o blog acabou ganhando nova cara, uma nova identidade. As mudanças, nem sempre tão claras para os leitores (que vão mudando), foram a forma que encontrei para continuar publicando.

A última fase, diria, é certamente a melhor. Os textos passaram a tratar mais de relacionamentos, do comportamento humano. Vez ou outra, educação e mídia. O blog ganhou muitos leitores, gente que se identificou com as discussões.

Esses são assuntos que gosto muito. Tenho prazer em tratar disso. No entanto, não dá para ser irresponsável. As publicações não são baseadas em “achismo”. São resultado de estudos, leituras, impressões pessoais e respeito ao ser humano. Isso implica leitura, dedicação, observação. E não tenho dado conta disso. Tem faltado tempo. As atividades profissionais, e principalmente os estudos acadêmicos, têm tirado minhas energias. Por isso, pensar parar o blog. Ou pelo menos dar um tempo.

Mas quem diz que consigo parar de escrever? Não se trata apenas de um vício. É algo dentro de mim que me deixa “deprimido” se não publicar. Então, surgiu outro dilema: a identidade deste blog parece ter ido além do próprio autor. É como se determinados assuntos, em especial textos mais breves, não tivessem “espaço” aqui. Resolvi fazer outro blog. Abri a conta, comecei a trabalhar na configuração… Desisti. Quem disse que não posso seguir aqui? O que seria melhor: deixar de atualizar o blog para manter sua identidade ou publicar assuntos diversificados e vez ou outra os temas que têm feito sucesso junto aos leitores? Optei pela última opção. Sigo por aqui. Sem a rotina dos posts de comportamento, talvez até menos publicações, mas sem perder o principal: o prazer de escrever. 

Anúncios

8 comentários em “Sem perder o prazer de escrever

  1. Bom dia Ronaldo,
    Eu admiro muito você, pela forma que expressa a liberdade, nos passa MUITOS CONSELHOS, e os pensamentos sem perder a sua posição.

    Obrigada pela sua dedicação, e eu como leitora continue sempre aqui.

    Um abraço.

    Danielle Santhyago.

  2. Olá Ronaldo, conheci seu blog ontem, quando buscava uma resposta para um problema sentimental pessoal… Adorei a forma como aborda sobre comportamentos, sentimentos… Seria uma pena se parasse com o blog.. Eu também tento manter um, mas que fala sobre assuntos de mulherzinha, moda, maquiagem, o tal look do dia e outras coisas, e de novo me identifiquei com o que você disse, no primeiro mês postei quase todos os dias da semana, mas agora estou sem pique, sem motivação e sem assunto para escrever! Confesso que prefiro ler hehehe obrigada pela dedicação e oferecer um blog com tanta qualidade para pessoas que voce nem conhece. Boa sorte! Bjs

  3. Que bom que não desistiu!Seus textos, principalmente os de comportamentos, já me ajudaram muito Ronaldo. Me ajudaram a me entender melhor e até tomar decisões. Espero que suas forças sejam revigoradas, pois esse dom maravilhoso que tens, ainda vai ajudar muita gente!Deus abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s