Medo de se machucar de novo

separarNão tem jeito: o fim de um relacionamento causa dor, faz sofrer. Alguns administram melhor a ruptura, o término de um romance; outros não. Mas existem situações que machucam mais. Seja por infidelidade do ex, seja por situações de humilhação… Ficam mágoas, tristezas. Por vezes, traumas.

O Facebook, que é uma rede na qual as pessoas expõem até a intimidade, é também espaço para identificar expressões de medo, de angústia pelo fim de um relacionamento ou por expectativas de um novo começo. Hoje, por exemplo, encontrei a frase que inspirou este texto. Um “amigo” postou:

– Estou com medo de me machucar de novo.

Não conheço a situação. Mas fiquei pensando… Há traumas que parecem nos impedir de prosseguir, criam barreiras, roubam expectativas e sonhos. A pessoa investe tanto, acredita, faz planos e, de repente, o “príncipe vira sapo”. O “amor de sua vida” se transforma em vilão, torna-se alguém que você já não reconhece mais. Impossível não se decepcionar.

Ninguém gosta de sofrer. Não é nada agradável ficar dias chorando por alguém que se foi. Não faz bem passar todos os dias em frente a um restaurante que te faz lembrar o ex. Não é bom encontrar amigos que tinham em comum e ver nos olhos deles expressão de pena. Por isso, quando um novo amor bate à porta, o medo vem junto. Ainda que essa nova pessoa pareça perfeita. A própria perfeição se torna assustadora. É difícil acreditar de novo.

Sabe, não tem receita. Não existe um jeito certo de começar de novo. Ter certa cautela é importante, porém não adianta se proteger demais. Ficar tentando obter provas dos sentimentos… Certos preciosismos no início de uma relação acabam por “cobrar a conta” depois. Sinceridade é sempre o melhor caminho. Dizer claramente “me magoei demais da última vez; podemos ir com calma?” é boa alternativa. Apenas acho que não dá para se fechar para o amor. Viver é arriscar. Quem não corre riscos, não vive.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s