Gente que produz maus fluídos

emocoes
Tenho algumas manias. Entre elas, não falar de desgraças. Não falo, não ouço e não leio. Tudo bem, sou jornalista. E notícia ruim faz parte do meu dia a dia. Entretanto, com o tempo, a gente desenvolve uma espécie de mecanismo de defesa. Simplesmente bloqueia o que não faz bem.

No dia a dia, quando alguém começa a falar sobre algo ruim, dou um jeito de sair de perto. Meus filhos já sabem da regra: nada de doenças, acidentes, desastres… São assuntos proibidos. Não significa pintar um mundo “cor de rosa”. Muito pelo contrário, sou realista até demais. Quem convive comigo, diria até que cultivo certo tom pessimista. Porém, penso que a vida já tem desafios demais pra gente alimentar a alma com coisas negativas.

Às vezes fico pensando de onde tirei isso. Tenho impressão que foi meu avô. Na mesa, principalmente, na hora das refeições, tínhamos o dever de entender que aquele era um momento especial. A alimentação deveria ser feita num clima de paz, sob energias positivas.

É isso que acho. Falar de coisas ruins entristece, faz mal para o espírito. Nos deixa amargos. Fico profundamente incomodado com gente que começa o dia falando que o primo da cunhada do vizinho está internado com hemorragia, que o filho da prima do colega de trabalho violentou uma garota… Não estou dizendo que a gente não deva ter empatia por quem sofre. Digo apenas que algumas pessoas parecem ter necessidade de pautar suas conversas em coisas ruins. E saem espalhando isso. Chega dar dor no estômago.

Penso que a mente precisa ser alimentada por energias boas. Conviver com gente que só fala de desgraça, faz a vida ficar ainda mais difícil. Ficar pautando nosso dia com assuntos negativos provoca emoções negativas. Parece até que ajuda a atrair problemas. O coração fica amargurado, ficamos mais cansados, menos dispostos, tratamos pior as pessoas que amamos, desenvolvemos certa forma de depressão.

Nem tudo que é ruim dá pra evitar. Porém, reforçar as atitudes positivas pode mudar a vida da gente. Pode parecer simplório, mas evitar o negativo e se deixar envolver por coisas boas nos ajuda a viver melhor. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s