É possível evitar uma traição?

desencontroSer traído dói. Faz mal. Entretanto, quem se relaciona corre esse risco. Não dá pra controlar o outro. Muito menos os sentimentos do outro. Às vezes a traição não envolve corpo, mas pode acontecer na mente. Portanto, estamos sujeitos a isso.

Dias atrás um leitor me escreveu sobre o assunto. Ele está inseguro, desconfiado. Já não sabe o que fazer. Entre outras coisas, disse:

– A pior coisa que existe é sermos enganados, traídos. Eu não aceito jamais.

Eu concordo que machuca. E muito. Na dinâmica do relacionamento, não existe nada pior. Entretanto, o que significa não aceitar ser traído? A gente não aceita, mas pode fazer alguma coisa?

Uma traição mina o relacionamento – mesmo quando não é conhecida. Porém, não é algo que controlamos. Se a gente tenta controlar, passa a querer controlar o outro. E faz mal a outra pessoa. Aí o relacionamento deixa de fazer sentido, torna-se infeliz.

Bom seria se a fidelidade fosse natural, se as traições não existissem. Bom seria se o outro correspondesse sempre ao que sonhamos, desejamos. Boa parte dos conflitos não existiria. Não teríamos ciúmes, crises de insegurança. Entretanto, ninguém é dono de ninguém. Você ama, é fiel, pode desejar o mesmo do parceiro; mas pode obrigá-lo a te amar plenamente? Pode torná-lo fiel? Você pode pedir fidelidade, mas isso não depende de você; depende do outro.

Por mais que escolha bem, que o parceiro seja uma pessoa correta, não existem garantias. A vida é dinâmica, é movimento. O que hoje é, amanhã deixa de ser. Por mais dolorido que seja, por mais que decepcione e magoe, estamos impotentes. Você pode investir tudo no relacionamento. Fazer o melhor para que funcione. E ainda assim ser traído. A fidelidade do outro não é uma escolha sua, é do outro. É o outro quem escolhe respeitar. Só podemos responder por nós mesmos.

Por isso, não dá pra viver com medo. Isso torna a vida da gente um inferno. E também a vida do outro. Quem ama aceita as consequências de dividir uma vida a dois. Se for pra ver fantasmas o tempo todo, é melhor não amar, é melhor viver sozinho.

Ps, É importante que os casais tenham compromisso de fidelidade. Podem e devem cuidar do romance. Mutuamente, podem e devem construir um relacionamento pleno, saudável. O texto não tem como proposta dizer que a fidelidade é impossível. Apenas tento mostrar que não dá pra viver sob o fantasma da traição. Isso pode acontecer com qualquer pessoa.

Anúncios

4 comentários em “É possível evitar uma traição?

  1. concordo cm vc Ronaldo,casada a 8 a meu marido desde namoro brigamos porq qnd raramente saimos juntos por nescessidade,tds as vzs ele seca (fita) uma mulher na minha frente mesmo sem a mulher olhar p ele e ai brigamos mt separamos por um mes ele saiu cm outras baixo nivel fez mts amizades cm tranqueiras e brigamos mt tbm por isso pq a cidade é mt pequena e é claro q onde ele vai encontra essas fulanas e ele diz q n isso q eu fico p da vida disserto tds si mudaram e e ainda descobri q onde trabalhava tinha mulheres ele dizia q n tinha e mesmo assim voltamos e acredite novamente mentiu pra mim disse q n tinha e tinha ,mais tbm a falta de higieni a falta de comprometimento na vida a dois etc por motivos de força maior eu me sinto presa a esse inferno n confio nele n acredito numa só palavra dele mesmo sendo vdd eu tenho duvida, nem temos mais intimidade de casal a mt tempo acho q o caminho melhor p mim é a separação definitiva pq td isso ja comprometeu mt a minha saúde.VC MULHER si no namoro esta cm problemas não case porq só vai piorar falo cm td experiencia q tenho e deixa bem claro para ele q si trair vc n perdoa e si acontecer sustente sua palavra pq nunca mais vc ira confiar.vc nunca mais tera paz e ainda ficara doente como eu fiquei cm problemas de pressão alta, taquicardia mal estar e pior tive ate ataque cardiaco a 2 ms to correno risco de sofrer infarto ou derrame ele ainda é novo si acontecer isso espero em DEUS q n ele simplesmente meti o pé na minha poupança e vai curtir outra to peindo a DEUS q me ajude a sair dessa .e desejo sorte a tds desculpem aproveitei p um desabafo meu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s