O ano começou? Pra muita gente, ainda não. O clima de férias anestesia. A virada do ano se torna uma festa, mas o dia seguinte não significa muita coisa. Restam a ressaca, as lembranças, as fotos no Facebook, algum mal estar pelo exagero na comida… Enfim. Mas o ano só começa pra valer quando a gente decide que ele começou.

Frequentemente digo que a virada do ano não muda nada se a gente não mudar. Não é o ano que traz coisas novas pra gente; é nossa atitude de busca, de luta, de perseverança que faz a diferença. 2014 será melhor na medida que nós nos tornarmos melhores. Não adianta querer um ano de conquistas e repetir os comportamentos passados. A gente muda, a vida muda. É assim que funciona.

Conheço muita gente que reclama dos amigos, mas segue agarrado com as mesmas pessoas – ou frequentando os mesmos lugares, dividindo os mesmos espaços… Conheço gente que diz não encontrar ninguém interessante para amar, porém segue a rotina de ambientes pelos quais circula, não muda o visual, comporta-se de forma semelhante. Tem quem acha horrível o emprego, mas não envia um currículo, não faz um curso…

Se a gente entra ano e sai ano e faz as mesmas coisas, convive com as mesmas pessoas, frequenta os mesmos lugares… Se a gente não altera a nossa rotina, se a gente não interfere na própria vida, as coisas não acontecem. Não vai acontecer um amor novo, um emprego novo, nem melhora na sua dinâmica familiar. Não existe nada de místico num novo ano. A mudança no calendário só é capaz de duas coisas: provocar a reflexão e, por vezes, motivar novas atitudes.

Somos nós que escrevemos nossa história. Somos arquitetos do nosso destino.

Anúncios

Um comentário em “Arquitetos do destino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s