Ainda os médicos cubanos

medicoComeço achar que o problema é preconceito. Depois de toda crítica que o governo Dilma recebeu pelo lançamento do programa Mais Médicos, os resultados apareceram e desestabilizaram até mesmo a oposição. Entretanto, ainda hoje encontro gente se apegando a pequenas coisas para questionar principalmente o trabalho dos cubanos.

Dias atrás, encontrei um blog para apontar possíveis erros nos procedimentos desses médicos. Puro preciosismo. Cheguei a pensar: e se a gente criasse um espaço para questionar os profissionais brasileiros? Aqueles que mal olham pra cara do paciente? E as indicações erradas de medicamentos? Ah… convenhamos, né?

Outro dia vi no Facebook uma nota sendo compartilhada para reclamar de gastos com hotéis onde se hospedam alguns desses médicos. Essas mesmas pessoas que não perdem tempo na crítica não fazem as contas, não verificam qual o número de pessoas hospedadas, quanto custaria aluguel equivalente, valor normal de diárias etc. Simplesmente criticam.

Sabe, eu ainda me incomodo com a maneira como aconteceu a contratação. Não me agrada o repasse do salário para uma organização que faz, posteriormente, o pagamento para os médicos cubanos. Fica a impressão que o governo brasileiro financia o governo cubano. Entretanto, essa foi a forma encontrada para trazer esses profissionais para o país. E trazê-los está mudando a realidade da saúde pública.

Até mesmo a grande imprensa tem se rendido aos resultados. E, apesar de certa resistência ao governo Dilma, trazem reportagens curiosas com relatos comoventes. Em cidades do norte e nordeste do país, gente que nunca tinha atendimento médico chega a se ajoelhar para agradecer aos cubanos. Os pacientes relatam que são tratados com carinho, respeito, humanidade. Gente, estamos falando do SUS. Atenção, cuidado… no sistema público. Isso não tem preço, caríssimos. No postinho, o povo está acostumado a ser recebido como se fosse cachorro de rua.

Por isso, não consigo entender quem ainda critica a presença dos cubanos entre nós. Sim, parece preconceito. Querem dizer que há outros problemas no sistema? Concordo. Mas quem precisa de saúde, precisa primeiro de um médico que acolha, olhe, ouça, atenda. Então, que sejam muito bem-vindos os cubanos!

Anúncios

2 comentários em “Ainda os médicos cubanos

  1. Medicos Cubanos trabalham no Brasil sob apoio da Dilma, (digo dilma porque não votei nela,)em um regime de trabalho escravo,dilma fez acordo com fidel castro. que pouca vergonha, agora vc vai e vota nela novamente.vc sabe qual a maior obra que a dilma vai inaugurar feita por ela? É o porto em cuba. sabia disto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s