Pra mudar de emprego

mudar_de_emprego
Mudar de emprego é o sonho de muita gente. Recentemente uma pesquisa mostrou que cerca de 64% dos brasileiros gostariam de trabalhar noutra empresa. Os motivos são bastante conhecidos: salário, ambiente e chefe.

Penso que ganhar mais é o desejo de todo mundo. Entretanto, vários estudos já mostraram que um bom ambiente de trabalho, um chefe humano, motivador e capaz de reconhecer os talentos de seus colaboradores ajudam a segurar o profissional na empresa. Ele pode até não ganhar bem, mas se o ambiente for agradável, as pessoas com as quais trabalha forem legais… dificilmente vai pensar em trocar de emprego.

Entretanto, quem quer mudar precisa reunir algumas qualidades. Tem muita gente insatisfeita, mas que não reúne competência nem para ficar onde está. É incrível isso. O sujeito é um profissional medíocre, mas se acha a “última bolacha do pacote”. Reclama de tudo. Entretanto, não devolve quase nada para a empresa e ainda trata mal os clientes. Basta dar uma espiadinha no comércio… Não seria difícil ouvir da boca daqueles atendentes ridículos das lojas que querem mudar de emprego. Porém, raramente são capazes de nos receber bem. Se você fosse empregador, contrataria essas pessoas?

Costumo dizer que nós gerenciamos nossa carreira. Quem quer mudar de emprego, qualifica-se. E, além de qualificar-se, comporta-se como vencedor. Gente que reclama de tudo é gente que atrai o fracasso. Porém, agir como vencedor não é ser arrogante ou prepotente. É ser otimista, perseverante, ter metas realistas, reconhecer suas fragilidades e se esforçar para superá-las. Os mais jovens, principalmente, nem sempre têm a humildade de aceitar que precisam aprender. Querem atropelar as etapas da vida, ignorando que o conhecimento se forma também com a experiência e a maturidade.

Portanto, entre o desejo de mudar de emprego e efetivamente conquistar algo melhor existe certa distância. Mas que pode ser superada. Basta querer e ter disposição para pagar o preço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s