Eu quero um chapéu

chapeu

Os cabelos estão caindo… Não me incomodo tanto, mas o sol incomoda. E muito. Também não dá para usar protetor solar. Ainda tem muitos fios. Então… não dá.

Mas e o chapéu? É… Ficaria estranho. Acho que, para adotá-lo, teria que mudar radicalmente o estilo… Lidar com os olhares curiosos. E não gosto da ideia de parecer artista de cinema (apesar do Jonny Depp ser um camarada admirável), muito menos um sujeito de quase 40 se passando por garotão moderno.

Quando eu era criança, meu pai usava chapéu. Meu avô também. Do meu pai era de palha. Do meu avô, uma espécie de tecido duro, firme . Os conhecidos do meu pai e do meu avô usavam chapéu. Os vizinhos… Era quase parte do traje masculino.

Recordo de como as mulheres circulavam pela cidade. Elas não saíam de casa sem uma sombrinha. Coloridas, estavam sempre à mão. Protegiam do sol. E também da chuva. Além de dar um charme ao figurino.

Não sei quando chapéus e sombrinhas deixaram de fazer parte do cotidiano de homens e mulheres. Também não sei por que tornaram-se objetos tão raros em nossas mãos. Sei, porém, que fazem falta.

No calor intenso, sob sol forte, sinto a pele mais sensível. E o couro da cabeça arder. Um chapéu ajudaria bastante. Mas, de fato, não ficaria confortável circulando por aí com um deles. Me sentiria desfilando num picadeiro.

Já as mulheres parecem não sentir falta da sombrinha. Na verdade, estão cada vez mais descobertas. Protegidas apenas por cremes, hidratantes e protetor solar, encontram no sol a chance de bronzear a pele enquanto deixam o corpo à mostra.

Mas eu ainda queria o chapéu de volta. Acho que a sombrinha também. Eu cobriria minha cabeça e protegeria a pele do rosto. As mulheres, quem sabe, reservariam um pouco mais seus corpos para expô-los apenas àqueles que gozam de sua intimidade.

Anúncios

2 comentários em “Eu quero um chapéu

  1. seria muito bom mesmo voltar a moda dos chapéus….eu vou voltar a usar! apesar dos olhares, mas isso me tras boas lembrança de quando era criança e achava o maximo ver o meu avo usando seu chapeu e queria um, mas meu pai nunca comprava…meu tio usa ate hoje so que o dele eh de palha como o do seu pai! acho muito legal alem de ser um item importante para se proteger do sol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s