Crianças obesas e a responsabilidade dos pais

lanche

Comer é uma das melhores coisas do mundo. Não é sem razão que a gente, ao comemorar alguma coisa, pensa logo em comida. Entretanto, o prazer de comer tem se transformado num enorme problema: a obesidade. E a situação se torna ainda pior porque tem começado ainda muito cedo. Estudos sugerem que cerca 1/3 da molecadinha está acima do peso. Sabe o que é pior? Os adultos são os culpados – principalmente os pais.

A gente se preocupa demais com o peso, mas faz muito pouco pra mudar os hábitos. A gente come porcaria, come fora de hora, come demais e faz exercícios de menos. E as crianças crescem vendo nossos exemplos. Agora, um estudo recente, identificou um outro problema: pais de crianças obesas fazem muito pouco para ajudá-las. Na verdade, metade deles não acha que o filho obeso represente um problema. São pais que subestimam o excesso de peso dos filhos. Parecem que não enxergam o que está acontecendo. Isso é grave demais!

E é grave porque criança gorda é meio caminho para um monte de doenças. As autoridades de saúde dizem que ainda na infância têm crescido os registros de hipertensão, colesterol alto, os casos de diabetes, enfraquecimento dos ossos… A coisa é feia. E os pais seguem dando bobagem para os filhos. Bolachinhas recheadas, salgadinhos industrializados, refrigerantes, sorvetes, balas… Tem família que não sabe mais o que é ter um almoço com arroz, feijão, carne, legumes e saladas. Frutas então??? Nem feitas em vitamina.

A molecadinha não sabe brincar. Quer dizer, até sabe – desde que no computador, nos videogames, smartphones, tablets… Acomodados, nós, pais, nada fazemos para mudar essa realidade. Nem na mesa nem na prática de atividade física. Futuro? Difícil saber… Talvez, como ouvi dias atrás de um médico, vamos começar a ver muito cedo uma redução na expectativa de vida. Ou gente vivendo muito, mas à base de medicamentos, sem qualidade de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s