Avaliando os filhos

crianca

É quase impossível pensar nos filhos e não pensar no desempenho deles na escola. Entretanto, até que ponto é justo avaliá-los pelo que eles fazem ou deixam de fazer em sala de aula?

Dias atrás, conversei sobre esse tema com a Adriana Furlan no CBN Comportamento (dá pra ouvir aqui).

Se estão em período escolar, é quase natural a gente usar as notas para falar dos filhos. Alguém pergunta:

– E daí, como está sua filha? E o seu menino?

Eu mesmo já fiz isso várias vezes. Escuto a pergunta e vou logo falando de como eles estão na escola. Parece que generosidade, gentileza, simplicidade deles não são importantes. 

Ou seja, a gente passa a referenciar as qualidades de nossas crianças pelo que fazem em sala. Se são alunos de desempenho questionável, todas as outras qualidades são esquecidas. É como se mais nada importasse. Nossos filhos são medidos pela nota que tiram em matemática, português, geografia…

Sabe, por mais que a escola seja fundamental, as crianças não são apenas alunos. São mais que isso. São pessoas. Possuem sentimentos, emoções… personalidade, caráter. E isso conta bem mais que uma nota 5 no boletim. Reconheço que é difícil lembrar disso quando o boletim é um festival de nota vermelha. Porém, bondade, fidelidade, verdade, mansidão, humildade, altruísmo e outras tantas qualidades deveriam ser lembradas – e ressaltadas – pelos pais. São essas características que os tornam pessoas de bem. Quando a gente ignora isso, só contribui para torná-los competitivos, mas não contribui em nada para formar gente de bom coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s