Competência incomoda

trabalho

É assustador, mas é verdade. Gente incompetente vira motivo de piada. Gente competente vira alvo de ódio, rejeição e maldade. Se o incompetente não serve pra nada, o competente também não. Não por não dar conta de suas tarefas. Pelo contrário, é justamente por fazer bem feito, ter iniciativa, ser disponível que se deseja ele bem longe.

Notei isso ainda esta semana num comentário de uma pessoa próxima. Um colega que faz a diferença em seu ambiente de trabalho anda incomodando. E já tem gente “de bico”.

Tempos atrás, quase embarquei numa situação parecida. Lembro que alguém veio me “vender” a ideia de integrar uma outra pessoa num determinado grupo de trabalho. Eu conhecia a fama da figura. Era intrometida, ousada, questionadora, cheia de ideias próprias… Esse conjunto de características fazia soar que a pessoa era prepotente, arrogante. Enfim, insuportável. Ainda assim, acabei cedendo. Depois de dez dias de contato, estava encantado. Eu estava diante de alguém cheio de vitalidade, motivação, vontade de aprender. Errava muito sim. Fazia muitas bobagens (como todo mundo que arrisca). Mas tinha o perfil que eu precisava na equipe.

Nas relações humanas, o outro é nosso espelho. O competente aponta nossa mediocridade. Por isso é taxado como prepotente, arrogante, chato, penetra… E uma série de outros adjetivos nada simpáticos. O competente incomoda porque ocupa espaços que entendíamos ser nossos por direito. O competente nos rebaixa, nos coloca diante de nossas limitações. E ninguém quer isso. Confrontar medos, inseguranças… dói. Machuca reconhecer que alguém faz melhor que a gente. Por isso, é normal se juntar aos “iguais” para criticar quem brilha, tentando minimizar suas habilidades, considerando-o apenas como “amiguinho do chefe”, “queridinho da patroa”… Ou, simplesmente, puxa-saco.

Seria mais produtivo, ao nos sentirmos incomodados, avaliarmos nossas próprias habilidades e, principalmente, nossas emoções. Talvez o competente pudesse ser exemplo de prática cotidiana. Ao invés de nos incomodarmos, aprenderíamos. Cresceríamos como profissionais… e como seres humanos.

Anúncios

Um comentário em “Competência incomoda

  1. Graças aos incompetentes, os compententes ainda têm muito trabalho e todos os dias ambos se superam. Muito bom o post Ronaldo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s