Receitas para relacionamentos

casal_27
Vez ou outra recebo perguntas sobre relacionamentos. Aparecem nos comentários dos textos… Ou mesmo no email. Embora seja um prazer interagir com meus leitores, sinto-me frustrado por não poder ajudá-los. Não se trata de má vontade. Apenas não tenho respostas.

Cada relacionamento tem uma dinâmica própria. O ser humano é complexo demais para que a gente saiba como as pessoas de fato são. E quando duas pessoas estão juntas tentando fazer dar certo um romance, elas criam uma estrutura muito particular. Por isso, quando eu escrevo, proponho reflexões, não receitas de como ser feliz no amor.

Afinal, quem sabe de fato o que é ser feliz? Quem tem um relacionamento sem problemas?

A vida do casal é constituída pelas semelhantes e diferenças que existem entre as duas pessoas. Porém, não para por aí. O que está entorno também interfere na vida delas. Os pais dele, os pais dela… Os irmãos, os amigos, os colegas de trabalho, de faculdade… Tudo isso traz significados muito particulares para o relacionamento. E as ações e reações do casal são mediadas por experiências deles e dos outros que direta ou indiretamente participam do seu cotidiano.

Isso quer dizer, por exemplo, que a forma de um casal lidar com o ciúme vai ser bem diferente da maneira de outro casal enfrentar problema semelhante. Vale o mesmo para as dificuldades de diálogo, descompassos no sexo, problemas com a sogra etc etc. Não dá para encaixar aquilo que funciona no meu relacionamento no relacionamento dos vizinhos achando que vai resolver o problema deles.

Por isso questiono a atitude de pessoas que têm o hábito de contar pra mãe, pra amiga, pro amigo etc o que acontece dentro de quatro paredes. Dificilmente dá certo. Quem faz isso expõe o parceiro, expõe o relacionamento e raramente consegue ajuda. Quase sempre arruma mais problemas, porque ouve conselhos que não servem pra elas. Pior, quem faz isso geralmente passa a medir o parceiro, a parceira pelo que falou alguém de fora, que não tem isenção e nem experiência. Aí começam a surgiu comentários do tipo:

– Bem que a fulana falou que você era isso, aquilo e aquilo outro…
– Bem que minha mãe disse que você era um ignorante…

Na verdade, gente que tem maturidade procura conhecer a si mesmo, conhecer o outro e reconhecer a dinâmica do relacionamento. Gente madura sabe que o princípio de tudo está em compreender quais as potencialidades e limitações do romance, tendo como referência primeira o que é capaz de doar de si mesmo ao outro. Gente madura sabe que, quando surgem os problemas e não consegue solucioná-los, ajuda boa é ajuda de pessoas experientes, bem vividas, bem resolvidas e, principalmente, de profissionais. Qualquer coisa diferente disso terá pouca chance de dar certo.

Anúncios

Um comentário em “Receitas para relacionamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s