Quem fala sem pensar

silencio

Há sabedoria em muitos escritos bíblicos. O livro de Provérbios, por exemplo, é riquíssimo. Ainda hoje encontrei um pensamento fantástico:

Há mais esperança para um tolo do que para uma pessoa que fala sem pensar (Prov. 29:20).

O tolo (boboca, idiota etc) quase não provoca estragos. Seus atos por vezes são inocentes. E ninguém o leva a sério. Além disso, há alguma chance de mudar. O tolo pode deixar de ser tolo. A vida pode lhe ensinar… Algo ou alguém pode lhe tocar e despertar o desejo do saber…

Mas quem fala sem pensar… Faz mal pra ele e pros outros. Uma palavra dita fora da hora pode magoar, causar constrangimentos e muita confusão. Quem fala sem pensar pode contar um segredo, pode estragar um negócio e até colocar em xeque um relacionamento.

O provérbio sustenta que há menos esperança para esse tipo de gente porque essas pessoas geralmente são ansiosas e, se não pensam pra falar, também quase sempre são incapazes de refletir sobre as consequências de seus atos. E quem não reflete, não faz autocrítica. Se não faz autocrítica, não muda.

O que me assusta é que vivemos um momento em que há pressa em falar, em verbalizar. E nem sempre se faz isso de maneira analítica. A necessidade de ganhar espaço, de se impor, de se fazer respeitar motiva ações impensadas. Pior, apesar dos problemas que isso causa ainda tem aqueles que argumentam “eu sou assim mesmo, não vou mudar” ou “eu falo mesmo e é na cara”. As pessoas se orgulham de agir de maneira estúpida, grosseira.

Talvez a sabedoria tenha se esvaziado num jeito de viver pouco dado ao pensar e ao conhecer. Talvez faltem motivos para ter esperança.

Anúncios

8 comentários em “Quem fala sem pensar

  1. rapaz eu nem te conto rs! olha só eu tenho um problema, quando eu penso já falei uma besteira sabe, ou é porque não pensei? e ai já era, como fazer diante destes problemas, uma coisa eu sei, que, quase sempre consigo ver que errei, tento evitar, mas as vezes escapa algumas palavras que nem deveriam ser pensadas quanto mais ditas.é uma situação chata, mas que aqui acola atrapalha tudo, podendo até afastar pessoas queridas, sabe tem horas que percebo que não me conheço mesmo. o que vocês fariam em uma situação assim? tem conserto?

  2. Infelizmente minha mãe é exatamente assim, com preconceitos, diz o que quer sem pensar nas consequências, se contradiz quase sempre em uma discussão onde acaba em ” tá tá, estou com dor de cabeça, você fala de mais” ou naquela onde realmente percebo que o amor e a amizade dela não passam apenas, de obrigações e palavras vazias.
    Ainda assim, mesmo sabendo que nunca irá mudar, nunca irá cuidar de sua própria saúde , nunca irá tratar do filho mais velho dela e deixa ele ”vegetando ai” e dizer que o ama, que me me deixou tristes tantas vezes mesmo assim, nunca esquecerei dela e da imagem que ela foi e continuará sendo para min e que estava lá nas épocas mais difíceis de minha vida.
    Sendo assim acho que cabe a min, sofrer e amar por todos e eternizar os bons momentos em minha memoria, que irá se tornar esquecida neste belo e mortal tempo onde histórias vem e vão, onde histórias nos fascinam e também nos entristecem.Bom, não me sinto um ” mais um branquinho classe baixa” como meu irmão do meio diz, e sim um ninguém , aquele de histórias , decisões , feitos que ninguém nunca dará importância.

  3. Uma vez eu falei besteira sem pensar para minha namorada… aí só depois que eu fui me tocar da besteira que eu falei, mas já era tarde demais! Não sei o que me deu na cabeça. Eu fui um tolo naquele momento infeliz, mas a gente se dava muito bem sim, só eramos muito carentes de amor. Mas… suprimos essa carência com afeto puro, cheio de carinhos e tal… eu não sei o que me deu na cabeça no momento, ela me elogiava tanto por eu saber dissertar bem sobre assuntos variados, mas… inconscientemente, eu… não sei bem o que disse alí, queria desaparecer naquele momento maldito! Eu me culpo eternamente por isso…

  4. Sábia constatação…Minha vontade era enviar para alguns “Amigos”, porque quem sabe assim, cairiam a ficha e entenderiam que na maioria das vezes “A palavra vale prata, mas o silêncio vale ouro”. O problema desse tipo de gente é que ainda não entendeu que “O silêncio não comete erros” e que se não “Perdessem a grande chance de calar a boca”, ainda assim, manteriam amizades que por causa da “Falta de noção em não pensar pra falar”, acabaram perdendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s