Prontos para explodir

brigar
Muita gente anda vivendo à beira de um ataque de nervos. Na verdade, alguns estão prontos para explodir a qualquer momento. Não precisa muita coisa para essas pessoas perderem o controle. Uma loucura!!!

O estresse faz parte do nosso modo de vida. É tanta correria, tanta pressão, tantos afazeres que fica difícil dar conta de tudo. Além do mais, exigimos muito de nós. Não basta ser um bom profissional, queremos um relacionamento feliz, boas amizades… Queremos tudo que o mundo supostamente pode nos dar. Temos um modelo idealizado em nossa mente. Precisamos alcançá-lo.

E tem mais, parte significativa da população tem dormido mal. Menos que o necessário. Isso afeta o humor.

Esse jeito maluco de viver tem comprometido o equilíbrio emocional. Sabe aquela história de contar até 10? Pois é. Tem gente que nem começa a contagem. Mais parece um barril de pólvora. Uma piadinha boba no trabalho, uma brincadeira infeliz do namorado sobre a blusa que está vestida… Coisas pequenas se tornam motivo para uma briga.

Gente que vive à beira de um ataque de nervos geralmente perde as referências. Por isso, usar palavras agressivas, gritar, chorar faz parte do repertório. Pior é que muitas vezes somos nós que estamos assim. Quando notamos, já reagimos, já magoamos, já ofendemos… Ou já tivemos uma crise de choro.

Sabe, é bem mais fácil notar quando o outro está desequilibrado. Mas também pode acontecer com a gente. E ter disposição para reconhecer que tem algo errado é o primeiro passo para ter atitudes “normais”. Se estamos estourando fácil, é porque perdemos o controle de nós mesmos. Retomar o comando das emoções significa libertar-se dos nossos instintos mais agressivos. Para isso, é necessário, como diz a terapeuta Adriana Furlan, questionar o nosso próprio modo de vida, pois quase sempre é nossa rotina que motiva a instabilidade emocional.

– Uma boa pergunta a se fazer nessa hora é: o que estou construindo corresponde ao que quero para minha vida daqui cinco anos?

Projetar o futuro ajuda a avaliar o presente.

Além disso, ter mais tempo para contemplar o mundo ao nosso redor ajuda a acalmar nosso interior. Não fomos feitos para viver acelerados. Necessitamos experimentar, sentir, ver, tocar. Às vezes, desconhecemos até o ambiente onde estamos. Não percebemos sequer as mudanças na decoração. E, diga-me, quando foi a última vez que você viu as estrelas? Ou caminhou sem compromisso pelo seu bairro?

Quando quem está explodindo fácil é quem está ao nosso lado, há duas formas de tratar do problema. A primeira, não agir da mesma maneira. Ignorar os ataques verbais e responder com gentileza não é tarefa fácil, mas mostra que não estamos dispostos a nos rebaixar ao nível do outro. Ser agressivo na mesma medida faz mal pra gente e não produz mudança. A segunda, no momento em que a situação se acalma, é fundamental ter uma conversa franca e estabelecer limites. Afinal, ninguém é obrigado a aguentar o mau humor alheio. Nem quando é o nosso. 

Anúncios

2 comentários em “Prontos para explodir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s