Os xingamento foram para todos nós

dilma
O governo da presidente Dilma tem errado. E não pouco. Também não faltam denúncias de corrupção, como no caso da Petrobras. Entretanto, foi deselegante o que se fez no jogo de abertura da Copa.

Os xingamentos dirigidos à presidente foram baixos. Revelam falta de civilidade, de educação. E nisto Dilma não é culpada. A presidente pode ser responsável por muitas coisas, mas a ação dos “torcedores” no estádio mostraram um comportamento raivoso e que rebaixa o debate democrático. Parece que voltamos à era medieval.

Eu sempre digo que, num relacionamento, quem grita e/ou xinga age de forma medíocre, apresenta-se como não tendo argumentos. É gente que não sabe o que dizer e precisa recorrer ao que há de mais pobre: a ofensa por meio de palavrões. Nas manifestações dessa quinta-feira, 12, durante a partida, o que se viu foi algo parecido: gente que se diz praticando a cidadania, mas que sequer sabe agir como seres civilizados.

Nessas ocasiões sinto vergonha. Sinto vergonha desse jeito brasileiro de ser. Somos emocionais demais, ignorantes demais. Sequer sabemos protestar. Confundimos palavrões com debate político. E essa pobreza de espírito nos impede de crescer. Parece que somos incapazes de enxergar um palmo adiante do nariz. Não aprendemos escolher nossos candidatos, nossos representantes. Passamos a vida inteira fugindo de temas básicos como a política e a economia... Não temos um projeto de país. Sinceramente, ao ouvir os xingamentos contra Dilma, eu só consigo escutá-los retornando a nós mesmos. O governo – e toda máquina pública – é espelho da sociedade.

Anúncios

9 comentários em “Os xingamento foram para todos nós

  1. gente que não tem o que dizer? ou gente que não tem o direito e a oportunidade de dizer, pois a mídia pertence aos poderosos e só passa o que lhes convêm? com todos os acontecimentos ocorridos seria muita hipocrisia se ela recebesse flores e aplausos somente.

  2. NÃO É COM BAIXARIA QUE VAMOS RESOLVER O PROBLEMA DO NOSSO PAÍS , MAS SIM NA HORA DE IRMOS AS URNAS PARA ESCOLHER OS NOSSOS GOVERNANTES !!!!

  3. Caro Ronaldo, será que, às vezes, o xingamento não pode se tornar uma forma de grito, de desespero, que representa a dor de um povo que sofre e não tem espaço para esse tal diálogo?? Como diz Mercedes Sosa, na música Eu só peço a Deus: “Eu só peço a Deus Que a injustiça não me seja indiferente, Pois não posso dar a outra face, Se já fui machucada brutalmente. Pensemos!!! Daniel

    1. Eu entendo que exista desespero, Daniel. Mas não pra aceitar que esse mesmo povo desesperado valorize tão pouco o conhecimento, o saber. A gente adora dar um “jeitinho” nas coisas. Quer tudo da maneira mais fácil. As pessoas passam horas e horas na internet, mas quanto desse tempo gastam pra se informar? Qual a disposição de nossa gente pra ler páginas políticas, olhar os movimentos da economia? Quanto tempo gastamos com um livro nas mãos? A gente se encanta com partidas de futebol, com a música safada que toca nas rádios… Mas acha perda de tempo as artes, a filosofia…

      1. Ronaldo, faz sentido as coisas que escreve, porém nossas escolas não ensinam política e economia. Como vamos aprender a ter gosto por algo que vemos os adultos só falarem mal? Eu tenho uma tristeza enorme de ver tanta coisa mal feita pela estupidez da arrogância de achar que “eu sei tudo”…

  4. Adorei o que aconteceu, não pelo o que fizeram a Dilma, mas sim por demonstrar falta de EDUCACAO, RESPEITO….
    O povo brasileiro precisa urgente de educação e respeito, dignidade, o que aconteceu foi reflexo da necessidade de mudanças!

  5. Ronaldo… Mais uma vez gostei do seu artigo sobre os xingamentos, ótimo reflexão. Entendi perfeitamente o que vc quis dizer e concordo piamente com vc. Ademias muitas pessoas precisam saber fazer a coisa certa. Podemos sim reivindicar, porém, abaixar o nível, perde qualquer sentido de civilidade. Parabéns pela ótima reflexão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s