Não existem finais felizes

feliz

Os contos de fadas nos enganaram. Também pouco ajudam as histórias do cinema, os finais de novela. Eles falam de finais felizes, mas a vida está longe de terminar em “happy end”.

Crescemos envoltos numa atmosfera de heróis, príncipes, princesas. Disseram pra gente que a prosperidade estava logo ali. Falaram pra gente sobre felicidade. Nos fizeram acreditar que tudo sempre termina bem.

Eu gosto de acreditar que tudo vai terminar bem. Mas quando termina? Sabe, existem problemas sem solução. Tem situações que aparecem que exigem muito de nós, nos esgotam, causar suor e lágrimas. Mesmo assim, vão continuar ali. Não há o que fazer. Pode ser um caso de doença, uma casa velha, um parente problemático… Há relações difíceis, pessoas com as quais teremos que conviver por toda vida.

Quantos investem seus dias num sonho, numa carreira, num projeto e nunca conseguem realizá-los? Quantos carregam uma frustração por não terem se casado com a pessoa amada? Quantos têm que conviver anos a fio com uma doença limitante, que os impede de comer o que gostam, de praticar atividades físicas ou até de fazerem sexo?

A vida é complicada. É cheia de altos e baixos. E as pessoas podem ser boas e más, ao mesmo tempo. Nós somos assim. Todos nós podemos fazer sorrir e fazer chorar. Muitas vezes agradamos; outras tantas, decepcionamos. Não existe uma linearidade. Ninguém segue um único caminho. Há desvios, tropeços… E alguns problemas são maiores que nossos esforços ou estão acima das potencialidades das ciências.

Reconhecer que as coisas podem dar errado, admitir que, muitas vezes, nos decepcionaremos são atitudes que nos ajudam a viver melhor. O mundo “cor-de-rosa” não existe. Aceitar o que temos, e até mesmo as nossas limitações e também a dos outros, pode ser o primeiro passo para vivermos em paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s