Como dizer não?

Quem aprende a dizer não, torna-se livre e respeitado
Quem aprende a dizer não, torna-se livre e respeitado

Dizer não é uma das coisas mais difíceis na vida da gente. A mãe liga, faz um dengo e pede:
– Vem almoçar aqui no domingo?

Poxa, a agenda está cheia, você esteve com ela ainda no outro fim de semana, mas como dizer não?

Bom, acho que pra mãe a gente até diz um “não” com mais facilidade. O problema parece ser maior quando as pessoas não são tão próximas assim. Às vezes é a prima, o tio, um amigo, o patrão… O programa para o qual você está sendo convidado é chato, você se sentirá deslocado… Ou simplesmente, você já tinha se programado para fazer outra coisa.

Como dizer não?

É mesmo difícil. A gente projeta qual a expectativa que o outro tem de nós. Queremos agradar. Há um desejo de ser querido, amado, bem visto. E este desejo parece maior que a razão.

Por isso, tornamo-nos reféns de uma projeção. Sim, apenas uma projeção. Somos nós que projetamos o que supostamente o outro vai pensar. Não sabemos de fato como será sua reação. E, convenhamos, ainda que não seja muito simpática, o que perdemos ao dizer:
– “Me desculpe. Agradeço muito o convite, mas desta vez não poderei ir.”?

Talvez o outro fique um pouco chateado, descontente por um momento. Entretanto, gente de bom senso geralmente administra bem as frustrações. Se ficar magoado, talvez seja alguém com pouca sensibilidade, alguém não muito disposto a entender as limitações do próximo. Tem gente mimada demais que não sabe ouvir não. Porém, se esse é o tipo de pessoa que vai ouvir nosso não, qual o problema em dizê-lo? (Um “não” pra essas pessoas talvez até ajude a desenvolvê-las… Rsrs).

Por isso, embora entenda que precisamos ser sociáveis e, por vezes, até fazer coisas que não estamos dispostos a fazer, também defendo que não sejamos reféns das expectativas alheias. Não devemos ser egoístas, mas não dá pra complicar nossos dias, nem comprometer nossos programas apenas por medo de desagradar alguém. Quem sabe dizer não, torna-se livre, mais feliz e respeitado.

Anúncios

Um comentário em “Como dizer não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s