Nenhum relacionamento sobrevive quando deixa de existir admiração pelo parceiro. Se a pessoa que está do seu lado não te inspira orgulho, respeito, ela deixa de ter valor pra você. E o próximo passo será desprezá-la.
Entretanto, tem algo que acontece na dinâmica dos casais que também tem efeitos negativos: a ausência de palavras de reconhecimento. Faz bem demais ao coração saber que o parceiro te admira, te quer, te deseja. E não apenas na cama.
Não dá para explicar a sensação de levar um bombom para ela e, embora o gesto pareça tão pequena, ver um sorriso em seu rosto, os olhos brilharem e uma frase curta, mas mágica.
– Você é incrível!
A sensação é maravilhosa quando você termina de preparar o jantar, ela prova e diz:
– Não consigo viver sem o seu temperinho!
E quando você a abraça e escuta:
– Que homem cheiroso. Como pode ser tão cheiroso assim?
Uma relação se constrói também por palavras, por reconhecimentos. É o máximo ser elogiado pela pessoa que você ama. Não é só uma forma de reconhecimento; é muito mais que isso. É do namorado, da namorada… Do marido, da mulher… Que a gente mais espera os aplausos. Infelizmente, a rotina quase sempre nos consome e, com o tempo, muitos casais perdem a capacidade de trocarem palavras de afeto, de admiração. Pior, muitas vezes, substituem os elogios pelas críticas, pelas palavras ríspidas, agressivas.
Não existe hora certa para ouvir um elogio. A gente gosta a qualquer hora. Não importa se é logo cedo, mesmo com a “cara amarrotada”, e ela diz:
– Hummm… está todo bonitão…
Ou se ela acabou de limpar a casa:
– Você caprichou hoje, hein? A casa está toda cheirosa.
Mesmo as pequenas as coisas, os afazeres cotidianos oferecem oportunidade para demonstrar em palavras que a pessoa que está ao nosso lado tem valor. Pode apostar, faz bem ouvir…
Simplesmente maravilhoso, me emocionei ao ler . Esperei ouvir essas palavras em 26 anos de casamento, porém jamais ouvi um simples bom dia … claro que o resultado foi o pior e o que eu menos gostaria, a separação. Acho que é impossível viver com alguém e se sentir a pessoa mais solitária do mundo, pois a pior solidão é a dois, cansei de viver de gotas homeopáticas de felicidade, Hoje vivo pelos meus amados filhos que sabem valorizar cada pequeno gesto em tudo que faço ou falo. Assim sendo, voltei a ser feliz.
Um abraço,
Rosi
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha encontrado a felicidade, ainda que sozinha. Que Deus te abençoe. Boa noite!
CurtirCurtir
Faz muito bem mesmo ouvir.Muito bom o seu texto,parabéns.
CurtirCurtir
Obrigado, Laila. Espero que volte outras vezes ao blog.
CurtirCurtir
Tambem…me identifiquei com esse tempo …30 anos casada e tudo foi se desgastando ..até que acabou a admiração …e não dei pra continuar …the end …
CurtirCurtir