Pratique gentileza!

gentileza

Este é o tema de uma campanha de trânsito da prefeitura de Maringá. E foi um ato de gentileza no trânsito que motivou este texto.

Em Maringá, o trânsito é horrível. Falta eficácia por parte da Secretaria de Trânsito e, por outro lado, significativa parte dos motorista é medíocre. Entretanto, ainda existem pessoas de bom senso. E, no meu horário de almoço, eu fui contemplado por um motorista que sabe bem o que é praticar gentileza.

Eu havia estacionado num ponto que me obriga (para acessar a via que faz parte do meu trajeto) atravessar uma avenida bastante movimentada. Pior, o local não garante visibilidade da pista. É um “ponto cego”. Por isso, toda vez que paro o carro ali, sofro muito para atravessar. E quase sempre levo sustos, porque surge algum veículo “do nada”.

Hoje, porém, tão logo percebeu minha dificuldade, um motorista parou o carro; eu sinalizei que meu objetivo não era entrar na pista em que ele estava, mas sim atravessá-la. Por isso, era melhor que seguisse adiante para não atrapalhar o fluxo. Afinal, de nada adiantava apenas ele parar. Poderia provocar um acidente. Ainda assim, ele insistiu. Colocou o braço para fora do carro e ficou acenando até que alguém parasse para que eu pudesse atravessar.

Dá para acreditar? Pois é… Eu fiquei agradecido. E bastante surpreso.

Costumo dizer que o trânsito é um desses locais em que se revela o lado mais primitivo, bestial do ser humano. Ali aparecem a arrogância, o egoísmo, a intolerância, a impaciência… E tudo que não presta. No trânsito, geralmente falta humanidade e sobram grosseria, agressividade, impulsividade.

Por isso, quando alguém dá conta de ser equilibrado no trânsito, tenho a impressão que ainda há esperança para o mundo. Gentilezas como a desse motorista me fazem acreditar que existe bondade e gente capaz de olhar para além de si.

O mundo fica bem mais tolerável, agradável de se viver, quando as pessoas se dispõem a ser gentis.

Anúncios

Um comentário em “Pratique gentileza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s