Problemas não batem à porta; problemas invadem a vida da gente. É verdade que muitas vezes são nossas atitudes que criam as condições ideais para as crises se instalarem. Entretanto, por mais que façamos coisas que podem causar sofrimento, ninguém, deliberadamente, procura pela dor. Ela simplesmente aparece e se instala em nossa alma.
E quando a gente sofre, sofre mesmo. Dói, faz tudo perder o sentido. O emprego fica chato, os amigos se tornam intoleráveis, a família vira um peso… A faculdade deixa de ser um sonho e vira um pesadelo, o relacionamento já não empolga mais… Por vezes, perde-se o desejo de viver.
Entretanto, por mais que existam momentos que nada faz sentido e tudo que o coração reclama seja “sumir do mundo”, “desaparecer”, é preciso sofrer com dignidade. Sim, porque ficar se lamentando de tudo, vendo a vida apenas por um prisma fúnebre, não ajuda a tirar ninguém do fundo do poço.
Eu costumo dizer que, na dor, a gente tem que chorar mesmo. Não há razão para silenciar as lágrimas. Porém, existe uma diferença entre viver o luto e se portar como vítima da vida. Tem gente que, no sofrimento, parece desejar todos os holofotes para sua dor. Sente necessidade de ser mimado. Parece ter prazer em ser tratado como coitadinho. E, muitas vezes, ainda se incomoda com a felicidade alheia; precisa que todo mundo compartilhe de suas lágrimas.
Essas pessoas não aceitam a dor. E ela é condição da própria existência. Chorar e sorrir, viver e morrer são faces da vida. Quando a gente não aceita essa dinâmica, corre o risco de assumir o complexo de vítima. Isso torna a vida insuportável. E também a dos outros, porque gente que age como vítima incomoda os outros, vive reclamando, lamentando… Não se move, e não aceita se mover.
Portanto, volto a dizer: nos momentos de dor, não há porque fugir dela. O que faz a diferença é aceitá-la. Aceitar o inevitável. Compreender que nem sempre tudo funciona como gostaríamos, que parte dos nossos planos não se concretizarão, que perderemos pessoas que amamos… A vida é assim. A gente cai, se machuca, sofre… Mas só nos resta seguir adiante.
Sem perceber; mesmo querer; acho que me tornei portadora do “complexo de vítima”. A descrição foi perfeita. Não é acaso que dizem que nada é por acaso. Obrigada pelo empurrão!
CurtirCurtir
Siga em frente, Rosania… Apesar das dificuldades.
CurtirCurtir
Obrigada, Ronaldo! Sabe?…às vezes acho que sou vítima mesmo…Hoje me acho vítima da insensibilidade do meu marido. Fazer o quê…ou não fazer. Só não fazer disso o arcabouço onde construo todos os meus edifícios, né?Abs.
CurtirCurtir
Já falou com ele? Num tom “sem cobranças”, compreensivo, mas apontando o que sente falta? Não esqueça que homens só conseguem discutir um assunto de cada vez.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você é uma pessoa especial! Vou tentar. Muito agradecida! Abs.
CurtirCurtir
Republicou isso em Borboletanoespelhoe comentado:
COMPLEXO DE VÍTIMA…
CurtirCurtir
Mais um texto belíssimo Ronaldo. Parabéns e concordo em número gênero e grau. Eu sempre falo muito as pessoas uma frase. “A dor é inevitável, o sofrimento, viver lamentando é opcional.”
Parabéns!!!
CurtirCurtir
Obrigado, Camila. Fico contente que gostou… Volte sempre!
CurtirCurtir
Então é tudo reflexo, bons pontos.
CurtirCurtir
Boa noite
Conheci um rapaz e começamos a ficar juntos ele sempre triste, chamei pra conversar e ele Me contou que ele ainda amava a ex dele. Fiquei por achar q com o tempo ele pudesse gostar de mim…depois de 7 meses juntos descobri q ele era casado e tinha 2 filhos…. Meu mundo caiu
Chamei pra conversar e ele me falou q a ex dele tinha deixado ele por isso
Chorei terminei
Ele começou a me procurar insistiu e eu cedo varias vezes
O pior é que ele sempre estava atras da ex obcecado
Faz tudo por ela
Começou a viver me pedindo favores
No dia do aniversario dele dei um presente e uns chocolates ele vestiu a camisa q sei é foi pra casa da ex comer os chocolates com ela
Fiquei arrasada
Decidi deixar essa história pra la cuidar da minha vida
Bloqueei ele no whats e no meu telefone
Só que estou sofrendo muito
Doi tanto que me da vontade de ir atras dele
Ele diz q me ama
Eu me apaixonei pelo jeito dele
Sinto tanta falta
Me ajude por favor
CurtirCurtir