Os ETs existem?

universo
O biólogo darwinista Richard Dawkins talvez seja uma das figuras mais importantes da ciência. E é um dos mais fervorosos defensores do ateísmo. Foi ele quem abriu o Festival Starmus, um congresso astronômico internacional que está sendo realizado esta semana em Tenerife. E na sua apresentação, Dawkins trouxe como grande “novidade” a tese de que existem ETs. Ou seja, os homens não estariam sozinhos no universo.

Conhecido por suas campanhas contra a fé em um Criador, Dawkins sustentou que é arrogante da parte dos humanos acreditar que são os únicos seres evoluídos. Para ele, essa seria a grande virada da Ciência: comprovar que a vida não é um “monopólio” da Terra. Ele entende que, ao romper com a ideia de que somos o “umbigo” do universo, também se desmonta a crença de que existiria um Deus que teria se dado ao trabalho de, nesse planetinha minúsculo, dar origem a vida.

A apresentação empolgada de Richard Dawkins é resultado de um considerável avanço científico. Pouco a pouco, os humanos vão se convencendo de que nesse universo de milhões e milhões de planetas e estrelas, em muitos deles pode haver um ambiente favorável para o desenvolvimento de vida. Por isso, não há por que desconsiderar a possibilidade de seres vivos, semelhantes a nós, nesses planetas. Mas o biólogo ressalta que isso não nos autoriza a pensar que um dia poderemos nos relacionar com esses ETs.

Bem, diante das considerações de um cientista tão importante, responsável por inúmeras campanhas a favor do ateísmo, eu apenas fiquei sem entender o desconhecimento de Dawkins da própria Bíblia. Quando o biólogo diz que há vida fora da Terra, parece soar que fez uma grande descoberta. E não fez. Em primeiro lugar, embora seja possível interpretar que Deus teria criado seres viventes apenas na Terra, não há nenhum texto que sustente de maneira clara a tese de que temos o “monopólio” da vida. O que sabemos é que o Criador trata a todos como únicos a ponto de ter um projeto de salvação para o homem por meio da morte de Cristo. Ainda assim, isso não nos permite concluir que só a Terra é habitável.

Em segundo lugar, no livro de Jó, no primeiro capítulo, versículo 6, Deus surge num cenário sugestivo. Ele está numa grande reunião. Seus filhos se apresentam diante dEle. E Satanás (o Diabo) também. Deus então pergunta de onde ele vem. E o diabo responde: da Terra. Enfim, para muitos estudiosos, essa seria uma evidência de que há outros mundos. E mais, esses filhos estariam nessa “reunião” como representantes desses outros planetas. Além da Bíblia, Ellen G. White, uma escritora cristã, ainda no século XIX, em vários de seus livros, declara a existência de outros mundos habitados.

Ou seja, ainda que Richard Dawkins possa ter suas razões para duvidar da existência de Deus (e nem estou dizendo aqui que Ele existe), se para a ciência será uma grande novidade a descoberta de vida noutros planetas, a Bíblia parece sugerir isso desde que foi escrita (afinal, o livro de Jó é o mais antigo das escrituras) e estudiosos cristãos também sustentam a existência de vida noutros planetas. Portanto, essa história de que estamos sozinhos no universo não tem fundamento bíblico. Dizer que somos únicos no universo, esta sim é uma tese criada pelo próprio homem.

PS- Importante acrescentar que Dawkins sustentou a tese de vida fora da Terra como a “grande descoberta” para silenciar de vez a crença em um Deus Criador. Segundo ele, se existe vida fora daqui, isso provaria que somos resultados de um processo evolutivo, porque outros planetas também teriam evoluído a ponto de produzir vida. Ele se apega a uma tese, que não é bíblica, de que Deus teria criado seres viventes apenas por aqui.

Anúncios

Um comentário em “Os ETs existem?

  1. semana passada mesmo li o livro Richard Dawkins – the God delusion a catholic response – e muito embora seja católica e tendenciosa acho que os argumentos dele são muito facilmente rebatidos…ele poderia pensar em argumentos sustentáveis…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s