O PT parece que quer Aécio no segundo turno

candidatos 2014

Pode ser apenas uma impressão… Entretanto, o PT parece muito querer uma disputa com Aécio Neves no segundo turno. A campanha de Dilma não apenas balançou Marina Silva; no ringue eleitoral, ela está nas cordas. Não basta, porém, colocá-la numa situação desconfortável. É preciso derrotá-la de vez.

Desde que Marina foi escolhida como substituta de Eduardo Campos e houve a chamada “onda Marina”, o PT declarou guerra contra a candidata. E conseguiu resultados. Acontece que, mesmo com a larga vantagem que Dilma conseguiu sobre Marina, o PT parece vê-la como uma intrusa. A sensação que fica é Marina não pode estar no segundo turno; o lugar é do adversário tradicional, o PSDB.

O partido de Aécio Neves, por sua vez, também se “aliou” aos petistas e cobre de “pancadas” a candidata do PSB. Na verdade, Marina nem sabe a quem responder. Com cerca de dois minutos na propaganda eleitoral, como brigar com gigantes?

As estratégias do PT e PSDB visam coisas diferentes. O PT quer enfraquecer Marina o máximo possível para enfrentar uma candidata desgastada no segundo turno; a estratégia tucana visa derrubar Marina e colocar Aécio como o rival de Dilma pelo Planalto.

Neste momento, o PT vai conseguindo o quer; e o PSDB pode ter o que mais sonha. Embora a diferença entre Aécio e Marina na última pesquisa seja de quase 10 pontos, não é impossível tirá-la do segundo turno.

De duas uma: ou o PT quer Aécio no segundo turno ou conta como certa a disputa com Marina e ignora por completo a possibilidade do mineiro seguir na briga.

E aí que vem o problema de Dilma: depois de massacrar Marina, se Aécio for para o segundo turno, para quem vão os votos da candidata do PSB?

Não dá para duvidar da máquina petista de destruir adversários. Contudo, o ninho tucano está longe de ser frágil como o reduto de contradições do PSB de Marina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s