Os políticos têm a nossa cara

voto

O brasileiro reclama muito dos políticos, mas ainda é facilmente iludido por eles. A disputa eleitoral deste ano mais uma vez provou isso. O cenário eleitoral foi manipulado pelo marketing dos candidatos e o resultado nas urnas deve refletir a imaturidade da sociedade brasileira.

Eu costumo dizer que o cenário político reflete o próprio cidadão. Na hora do voto, todas as representações equivocadas que o sujeito tem de si e do país aparecem na escolha que faz ao teclar os números na urna eletrônica. Por isso, não são os políticos que são ruins; ruins são nossas escolhas. E nem adianta falarmos que não existem opções. Opções existem, apenas não temos disposição para um aprofundamento do debate democrático. Votamos pela imagem dos candidatos, não pelo que eles de fato são.

O que dizer dos Tiriricas da vida? De deputados, senadores e até governadores envolvidos em atos de corrupção que são reeleitos? Não são raros os gestores que demonstraram incapacidade em cuidar de seus estados (têm aqueles que não pagam as contas, deixam faltar água pro cidadão etc) e que ainda assim são os preferidos dos eleitores.

Por isso, os problemas do Brasil não são dos políticos; os problemas são nossos. O Brasil tem a nossa cara, o nosso jeito. Então, antes de votar, vale lembrar: voto não se decide por rostinho bonito, fala simpática, nem por imagens que passam na televisão. Voto se dá com base em fatos reais. Não é só coração, é principalmente o exercício da razão. Portanto, não dá pra esquecer disso: o Brasil será melhor à medida que formos melhores cidadãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s