Atitudes que dizem “te amo”

casal221
Tenho dito que “amor bom é amor prático”. E são as atitudes que reafirmam o desejo de fazer bem, de querer bem, de importar-se com o outro.

Por sinal, pouca coisa é mais importante do que sentir que seu parceiro se importa com você. Não adianta escutar todos os dias “te amo” e, na hora que está fragilizado por alguma situação, você se sentir sozinho. Ou naquela hora que você precisa de silêncio porque está com a cabeça explodindo, ele resolve arrumar a pia da cozinha e quase derruba a casa.

E eu acho que os pequenos gestos são aqueles que fazem toda diferença. As grandes encrencas causam grandes confrontos, grandes crises, mas geralmente são enfrentadas pelo casal. Podem até causar o fim do romance, mas não ficam se acumulando, não são silenciadas. Os relacionamentos são minados diariamente pelas coisas pequenininhas. 

Por exemplo, se a mulher é organizada, para ela é importante que o parceiro diga, através de atitudes práticas, que se importa, que se preocupa, que a ama. Ela reclama da toalha na cama? Então, pra ela, isso significa que colocar a toalha no lugar mostra que se importa com os sentimentos dela. Ele não gosta de sair atrasado para os compromissos? Tentar agilizar a “produção” (tomar banho mais cedo, decidir antes a roupa que vai usar, a maquiagem etc etc), é um jeito de dizer que você se preocupa com ele.

Se ela gosta de ter um tempinho pra ler, deixá-la quietinha, sem aumentar o volume da música que você deseja ouvir ou manter a televisão desligada, não ficar falando ao telefone… É uma forma de dizer pra pessoa amada: “te amo e quero muito te agradar”. Se ele está incomodado com seus gastos com o cartão de crédito, porque o dinheiro anda curto, passar um tempinho sem fazer compras ou perguntar pra ele se dá pra assumir uma nova despesa, é também um jeito de dizer que o respeita e está comprometida com o relacionamento.

Sabe, a gente tem se tornado individualista demais. Para muitas mulheres, a questão da independência se tornou tão fundamental que, por vezes, ignora-se que o relacionamento é feito a dois. Para muitos homens, obrigar a mulher a respeitá-lo também virou um capricho pessoal. É algo do tipo “eu faço mesmo, se ela quiser é assim… Se não quiser, tem outra que quer”.

Acontece que comportamentos assim vão destruindo aos poucos, desgastando o romance. Amar não é só na cama, amar não é só dar presentes, amar não é apenas dizer palavras bonitas. Olhar para o outro e tentar suprir as carências do outro, reconhecer e respeitar as coisas que para o outro são importantes são maneiras práticas de dizer “te amo e estou sempre aqui para o quer der e vier”.

Anúncios

2 comentários em “Atitudes que dizem “te amo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s