“Eu só quero o seu bem”

fazerbem
Acho essa uma das frases mais bonitas num relacionamento. À primeira vista, sugere desprendimento, bem querer, amor incondicional.

A frase aparece na dinâmica dos casais, entre pais e filhos e até entre amigos ou colegas de trabalho. E quase sempre funciona como uma espécie de conforto, de carinho, de preocupação com o outro.

Porém, embora seja belíssima, a frase nem sempre expressa uma ruptura com o próprio “eu” de quem a diz. Nem sempre representa comprometimento, a ponto de fazer tudo que lhe couber fazer para promover o bem do outro.

Entre amigos, ou colegas de trabalho, não raras vezes tem o mesmo efeito de um tapinha nas costas. Ou algo do tipo “vai dar tudo certo”. Ou seja, o sentido é mais ou menos este: “estou torcendo por você. Você merece tudo de melhor”. Entretanto, não signifique que quem disse a frase estará de fato envolvido em fazer o bem para a outra pessoa.

Na relação pais e filhos, muitos pais vivem a realidade das palavras. Estão dispostos a verdadeiros sacrifícios e até renúncias para fazer o bem a seus filhos. Por vezes, magoam seus próprios corações para não magoarem seus filhos. Porém, infelizmente, outros tantos dizem “eu só quero o seu bem”, mas a frase traz junto qual a definição deles desse “bem”. Trata-se do “bem” que os pais querem; que os pais entendem como o “bem” para os filhos. É um “bem” de acordo com a vontade deles. E isso não garante autonomia, não representa liberdade de escolha, nem de permissão para que os filhos aprendam com suas próprias dores…

A lógica no romance nem sempre é diferente. Muitos parceiros querem o bem, ou felicidade, do outro… Desde que o outro se enquadre nas suas expectativas. O bem do outro não é o bem do outro; é o “meu bem”. O olhar para o companheiro, para a companheira passa pela própria idealização. Falta desprendimento, altruísmo. Porque o “eu só quero o seu bem” deveria significar o bem de fato, um querer genuíno, livre de motivações pessoais; a plena realização de um amor que não impõe condições.

Mas, nas relações ou fora delas, quem está de fato disposto a abrir mão de si pelo outro?

Anúncios

2 comentários em ““Eu só quero o seu bem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s