Você tem iniciativa?

iniciativa

A falta de iniciativa está entre as coisas que me incomodam. E, olha, isso aqui não é um papo voltado ao mundo corporativo, pra quem quer ter sucesso profissional. Estou falando de vida mesmo, do dia a dia e até dos relacionamentos.

Sabe aquela coisa de ver um copo descartável esquecido em cima da mesa e saber exatamente o que fazer? Pois é… É disso que estou falando. Viu o copo ali “abandonado”, sujo? Joga fora. E no lugar certo.

Quem tem iniciativa dá conta de viver melhor. E torna melhor o ambiente por onde passa.

Eu fico impressionado que tem gente incapaz de se mexer. E nas coisas mais básicas da vida. A pessoa vê que falta sabonete no banheiro, mas não procura outro. O papel higiênico acabou, porém não dá conta de repor. O chuveiro parou de funcionar? Precisa a mulher reclamar e pedir pra arrumar.

Nas empresas então têm de tudo… Desde o sujeito que acha que colocar papel na copiadora é só serviço da secretária até aqueles que não sabem que, se a sala está vazia, pode ser importante desligar o ar condicionado.

Ter iniciativa não é necessariamente se antecipar aos problemas; é notar que algo precisa ser feito, ir lá e fazer. Tem marido que escuta a mulher reclamando de dor o tempo todo, mas não parece notar que ali está um pedido de ajuda. Pior, o cara ainda diz: “mas ela não me falou nada!”. Parece ser necessário que a coitada caia dura, travada, para que o camarada acorde, repare que a parceira tem que ser levada ao médico.

Como sou professor, ainda me surpreendo com aqueles alunos que escutam você passar uma atividade para dali dois meses e, quando chega o momento de apresentar, aparecem com um trabalho ridículo… Aí você aponta os problemas e eles respondem: “mas eu não tinha entendido que era assim”. Ué, se não entendeu, por que não perguntou?

E os filhos que já têm namorada, fazem sexo, mas só faltam pedir pra mamãe limpar o bumbum?

E o parente que aparece pra visitar, almoça, farta-se, mas não tira a bunda do sofá pra ajudar a lavar a louça? E tem aquele que diz: “tá precisando de ajuda?”… Só a cara da pessoa já te impede de pedir qualquer coisa. Dá vontade de responder: “não, minha filha, fica aí sentada antes que morra de desânimo”.

Tem gente que espera tudo dos outros. “Ah… mas não é meu papel”, justifica. O problema é que, na escola, espera que o outro tire cópia do livro, marque o horário pra fazer o trabalho… Espera que o outro o leve até o shopping, pague a conta, limpe a casa, prepare a comida, marque a consulta médica…

A coisa é feia! Tenho impressão que a gente vive um momento de apatia generalizada. Parece viver esperando uma ordem. Às vezes acho que os pais têm parcela de culpa, pois passam a vida mandando… “Escova os dentes”, “arruma a cama”, “junta os brinquedos”… A pessoa cresce e não consegue ver o que tem pra fazer; carece de alguém pra mostrar, pra dizer o que tem de ser feito.

Por outro lado, também estamos muito voltados para os nossos problemas. Somos individualistas demais. Ocupados com os desejos, prazeres e compromissos, o que não está programado “mentalmente” não parece importante, não é notado. O problema é que, sem iniciativa, perdem-se oportunidades e a pessoa se torna um peso para as outras.

Anúncios

Um comentário em “Você tem iniciativa?

  1. A culpa muitas vezes é da gente, estragamos uma geração, por muito cuidado, dando muito conforto os cuidados da proteção demais, ou a desculpa por não querer para os nossos filhos o que tivemos que passar poupando eles do mesmo, então geramos a geração umbigo de hoje sem iniciativas, medo, sem coragem, sem criatividade, etc…. (corrijam-me se estiver estorcendo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s