A importância de um parceiro com equilíbrio emocional

casal_feliz

Dividir a vida com alguém já é difícil por natureza. Dividir a vida com alguém desequilibrado emocionalmente vira um negócio maluco. É simplesmente enlouquecedor.

Já disse aqui que todo relacionamento é fadado ao fracasso. Só não fracassa quando as partes envolvidas estão comprometidas. É preciso ter um único propósito e muita disposição para fazer dar certo.

Porém, dificilmente um casal será feliz se uma das partes não tiver equilíbrio emocional. Tem gente que parece uma bomba relógio, está sempre pronto a explodir. E nem estou falando de irritação. Falo de uma pré-disposição para sair do que poderia ser considerado um estado normal.

Tem gente que basta ouvir uma palavra fora de hora para ficar de bico. Tem gente que basta enfrentar fila no caixa do supermercado para ficar estressado. Gente assim é difícil de conviver. E pior, é parceiro-problema.

Nem sempre as pessoas se dão conta da importância de um parceiro equilibrado emocionalmente. Porém, se em condições “normais” já não é simples fazer dar certo, lidar com quem tem um pacote de limitações emocionais torna tudo muito mais difícil.

Pessoas que têm dificuldades emocionais não conseguem ouvir com o “coração aberto”. Se for uma crítica então, pronto: temos o início do apocalipse. Pessoas assim também fecham a cara fácil… Para você, para sua mãe, para o pai dela, para o chefe, para o colega de classe… Choram fácil, gritam fácil…

Essa falta de equilíbrio emocional afeta a dinâmica do relacionamento. Porque se você esquece de comentar do penteado que ela fez para ir a uma festa de casamento, pode ter problemas a noite toda. Se envolveu-se num acidente de trânsito, o outro não vai te acolher; pelo contrário, vai criticar, colocar pra baixo. Se você está com problemas financeiros, a parceira não vai saber incentivar… Na verdade, vai se desesperar a cada novo boleto de cobrança que chega pelos Correios e te colocar ainda mais pra baixo.

O dia a dia do casal é instável, porque, se tudo está indo bem, pode deixar de estar num instante. E se você não está bem, o outro pode contribuir para tornar tudo ainda pior. 

Ter um parceiro com equilíbrio emocional é contar com uma pessoa que sabe lidar com as dificuldades, é também ter apoio em meio às crises e, principalmente, é ter alguém que não potencializa os problemas. Gente desequilibrada cria ambientes de tensão e pânico. Mas, no relacionamento, quando o outro é maduro, ajuda a apagar os “incêndios” da vida.

Anúncios

3 comentários em “A importância de um parceiro com equilíbrio emocional

  1. Mario Quintana diz que viver é simplesmente a arte de conviver. Mas como é difícil.
    As vezes o desequilíbrio de um, provoca uma reação negativa no outro, já que o relacionamento humano se dá pela interação… aí vai tudo por água abaixo. ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s