Ser agradecido ajuda a preservar o relacionamento

gentileza_casal

Tenho dito que, no relacionamento, não podemos fazer algo pelo outro esperando agradecimentos. Afinal, as expectativas alimentadas por uma das partes podem minar o romance. Não faz bem ficar ansioso esperando algo em troca.

Isso não significa que o relacionamento vai sobreviver se não houver atitudes de reconhecimento e gratidão. O romance acaba quando um deles faz, faz e faz… E nada recebe. Costumo dizer que só o divino ama de graça. O humano ama, mas precisa ser amado.

Por isso, pode parecer contraditório, mas não é. A gente deve ser gentil, sem ficar na expectativa pelo efeito da gentileza. Mas deve também deve aprender a ser agradecido sempre. E por que essas atitudes não são contraditórias? Simples, porque se trata de assumir a responsabilidade individual pela relação. Se cada um fizer a sua parte, o romance nunca acaba.

Atitudes agradecidas têm grande efeito no dia a dia do casal. Infelizmente, isso pouco acontece. Muita gente não consegue enxergar o que o outro faz de bom, o investimento que tem no relacionamento. A pessoa acha que é obrigação. Dar presente? Não passa de obrigação. Tolerar a sogra? Obrigação. Levar para o trabalho? Obrigação. Fazer o almoço? Obrigação. Dedicar todo o salário às finanças da família? Obrigação.

Pois é… Tem gente que pensa assim. É verdade que, quando você assume um relacionamento, algumas práticas parecem inerentes àquela nova condição. É evidente que, estando casado, há necessidade de investir a renda na manutenção da casa. Vale o mesmo para a carona, para o ato de cuidar bem do filho e até tolerar a sogra. Ainda assim, agradecer o outro por essas coisinhas cotidianas, que parecem soar como obrigação, é uma forma de alimentar o romance.

Faz bem pro coração saber que o outro tem reparado em suas atitudes. Quando a mulher faz um bolo, fica contente se o parceiro faz um elogio, fala umas palavrinhas bonitas. Quando ele tira a barba, passa um perfume, veste uma roupa mais bonita para sair com a parceira, é bom ouvi-la dizer que está cheiroso, que adora tê-lo sempre por perto… Se ele compra algo que ela gosta bastante, é bom ganhar um abraço e um elogio pelo cuidado e pela preocupação em agradar. Se ela comprou um presentinho para lembrar do aniversário da sogra, faz bem dizer à parceira que fica feliz por preservar as relações familiares.

Sabe, agradecer o parceiro pelos pequenos gestos é uma forma prática de amar. Muito do desgaste natural dos anos de relacionamento seria evitado se a gente não economizasse nas palavras. Falar sim, falar sempre, falar com sabedoria, falar para paparicar… Faz bem ao coração e torna o romance muito melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s