Relacionamento não traz felicidade

relacionamento_felicidade 1
Se, sozinhos, estamos bem, estamos bem, juntos

Por que as pessoas querem um relacionamento? Ou… por que as pessoas querem se casar? Se a gente fizer essa pergunta de forma direta, para alguém que está sozinho à procura de um amor, talvez a resposta seja:

– Procuro alguém para me fazer feliz.

Este é um dos grandes erros cometidos pelas pessoas que decidem se envolver com alguém. E torna-se pior ainda quando se projeta que casamento pode trazer a felicidade. “Vou casar para ser feliz”. Quem pensa assim é candidatíssimo a se dar muito mal.

O estado de bem estar, de prazer, de satisfação, de felicidade não depende do outro; depende de nós mesmos.

Por mais que isso pareça óbvio, é uma regra negligenciada por muita gente. Esta regrinha é básica para, primeiro, romper com a dependência emocional. Quem acha que só pode ser feliz amando alguém, tem uma visão distorcida da vida e, principalmente, do que é uma relação amorosa.

Um dos graves equívocos que ainda se alimenta sobre o amor romântico é a ideia (que está muito presente na cabeça de várias pessoas) de que um não pode viver sem o outro. Filmes, novelas, músicas, livros etc etc constroem essa bobagem na mente das pessoas. Trata-se de um olhar imaturo com certas doses de masoquismo.

A situação é tão maluca que muita gente ainda acredita que o amor verdadeiro é aquele arrebatador, que causa frio na espinha, ou daqueles que você não consegue passar um dia sem falar no telefone… Na verdade, segundo a psicóloga e escritora Mila Cahue, que alimenta essa visão possui uma conduta que está no limite de um quadro patológico. E muito longe de viver um amor de verdade.

Por isso, ela sintetiza essa regrinha de maneira muito simples. Quem deseja ter um relacionamento (um casamento) saudável:

  • Não deve deixar nas mãos de outra pessoa a decisão daquilo que a faz feliz;
  • Não assumir a responsabilidade de ter que decidir sobre a felicidade do outro;
  • Por fim, para ter um relacionamento feliz, eu devo estar bem, o outro deve estar bem. Se, sozinhos, estamos bem, estamos bem, juntos.
Anúncios

Um comentário em “Relacionamento não traz felicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s