A música causa reações universais

violino
Pesquisadores provam que a música provoca reações físicas semelhantes, independente de qual seja a cultura da pessoa. Não importa se a pessoa mora numa grande cidade ou na selva africana, o corpo produz respostas parecidas diante de uma canção.

O estudo foi desenvolvido por cientistas de uma universidade de Montreal, no Canadá, e de Berlim, Alemanha. Eles fizeram testes simultâneos com pigmeus de uma tribo do Congo, no coração verde da África Central. E a descoberta foi surpreendente: pessoas que nunca tiveram contato com a música ocidental, nem com rádio ou televisão, pessoas que desconhecem a eletricidade, tiveram reações físicas semelhantes aos ocidentais ao ouvirem uma composição clássica do alemão Richard Wagner.

Os pesquisadores notaram que a música causou efeitos parecidos no ritmo cardíaco, respiratório e até nas expressões faciais. Porém, identificaram que as respostas emocionais são diferentes de acordo com a cultura, pois, segundo os autores do estudo, existem culturas que só escutam música como um estímulo positivo e não conseguem entendê-la como uma possível mensagem de tristeza ou pesar. Neste caso, a cultura afeta por causa da falta de compreensão do significa ritual de cada canção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s